quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Sabores de Natal - Aletria


Ontem, quando cheguei a casa, deu-me um desejo de comer aletria, por isso, decidi fazer esta iguaria de Natal, tão apreciada cá pelo Norte (e Sul também).

Não tenho uma receita específica, pelo que utilizo muito o sistema "olhómetro" para a confeccionar. Escusado será dizer que me esqueço sempre de alguma coisa, ontem foi da casca de limão...

INGREDIENTES:
250gr Aletria;
1 l Leite;
1 Pau de Canela;
2 colheres de sopa de Manteiga;
2 Ovos;
6 colheres de sopa de Açúcar;
Casca de Limão (q.b.);
Canela em pó para decorar a gosto.

PREPARAÇÃO:
Num tacho, coloca-se o leite com a manteiga, a casca de limão e o pau de canela ao lume. Quando ficar quente, junta-se a aletria e o açúcar. Deixar levantar fervura por 5 minutos, vigiando sempre o tacho para que o leite não venha por fora. À parte, bater as gemas dos ovos e as claras em castelo. Após os 5 minutos de fervura, retirar o tacho do lume e adicionar, mexendo sempre, as gemas e posteriormente as claras em castelo. Mexer tudo energicamente para que os ovos não criem grumos.
Colocar de imediato numa travessa ou num prato e decorar com canela em pó, a gosto.

4 comentários:

  1. Há uns dias também fiz e deliciei-me! Fora da época de Natal sabe sempre melhor porque no dia há tanta diversidade que até nem dá para saborear todos. Vou repetir concerteza!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Não sabia que a aletria levava claras em castelo...esta fica-se a perceber os "fios" da aletria?? É porque o meu pai é do Norte e farta-se de falar em aletria, mas fiz uma o ano passado que ficava tipo pudim e ele não gostou muito.

    ResponderEliminar
  3. a olho ou nao ficou muito boa de certeza.
    eu nunca provei
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Para Cláudia das Receitas Quotidianas:
    Np meu caso específico, eu faço a aletria de várias maneiras, conforme me vou lembrando da receita... por isso me esqueço sempre de alguma coisa e por isso coloco as claras em castelo para as aproveitar. Esta aletria ficou como um pudim, no entanto, no caso de se gostar de sentir os fios deverá cozer-se a aletria em água durante 5 minutos e depois juntar o dobro do leite que aconselho nesta minha sugestão. Pessoalmente, gosto mais de comer a aletria como sobremesa de colher e não como um pudim (que se corta com uma faca e come-se à mão como uma fatia de bolo), mas tenho de pensar nos outros que a vão comer... espero ter esclarecido, todavia, se ainda restar alguma dúvida poderei colocar aqui uma receita específica aqui.

    Beijinhos e boas festas!

    ResponderEliminar