segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Atum gratinado no forno


Este é um prato que é adorado cá em casa, todavia, é feito poucas vezes por causa do preço elevado dos bifes de Atum. Nunca mais me esqueço quando fui à Madeira os preços eram mais acessíveis e ainda havia a sorte de se tropeçar numa banca com atum fresco. Havia tanto, mas tanto que fiquei com inveja de não poder morar lá para me empanturrar com esta maravilha. Resta comprar o congelado e rezar para que consiga encontrar postas de atum fresco numa banca perto de mim!!!

INGREDIENTES:
2 bifes de atum;
Vinagre de sidra;
Sumo de 2 limões;
2 dentes de alho;
sal, louro, oregãos e piri-piri seco a gosto;
5 colheres de sopa de azeite.

PREPARAÇÃO:
Depois de descongelados, marinar os bifes de atum em vinagre de sidra, sumo de limão, alho cortado miudinho, sal, louro, oregãos e piri-piri, durante 12 horas.
Numa forma de alumínio colocar o azeite, os bifes de atum e regar com a marinada. Levar ao forno (180º) por 30 minutos.
Retirar e polvilhar com coentros frescos picados.
Acompanhar com arroz branco ou batata cozida.

NOTA: a receita original madeirense dizia para fritar os bifes, fazer um molho de cebolada com tomate para regar por cima. Esta opção ficará para uma próxima aventura.


Sem comentários:

Enviar um comentário