Há muito tempo que queria fazer bolos de arroz cá em casa. Este bolo traz recordações dos meus tempos de infância, quando os meus pais me presenteavam com um nas visitas à "baixa" do Porto. Ficava tão contente que demorava imenso tempo a comê-lo, só para que aquele prazer durasse mais tempo. O acto de "despir" o bolo era um ritual: primeiro tirava a cinta de papel vegetal, depois o fundo e era por aí que o começava a comer, até chegar a minha parte favorita, o topo crocante e doce! Ah, saudade!!!
Na visita que costumo fazer aos blogs, encontrei esta receita no "Mais um sobre culinária" onde a curiosidade saltou porque a sua autora disse ser igual aos de compra. Eu gosto imenso deste bolo e, ultimamente, não os tenho encontrado ao meu gosto nas pastelarias, porque não sei o que lhes fazem, mas estes deixaram de ser secos, literalmente, para passarem a ser muito gordurosos e com um sabor nada igual aos de antigamente.
Devo dizer que adorei a receita de tão simples e rápida de se fazer.
Vou copiar, tal e qual do referido blog, porque na realidade, não fiz qualquer alteração (se preferirem, vejam aqui)
INGREDIENTES:
125g Açúcar
60g de Margarina
3 Ovos
100g Farinha de Trigo
100g Farinha de Arroz
1 Colher chá de fermento.
PREPARAÇÃO:
Bater a margarina com o açúcar, depois juntar os ovos, um a um e continuar a bater. Acrescentar as 2 farinhas previamente misturadas com o fermento. Deitar nas formas e levar ao forno, previamente aquecido a 180º, entre 25 a 30 minutos.
Antes de colocar no forno, se preferir, colocar açúcar por cima da massa de cada bolo para ganhar aquela crosta de açúcar (eu não o fiz).
As formas: eu coloquei os meus em formas de silicone, previamente untadas com manteiga. Quem preferir, pode forrar as formas com tiras e círculos de papel vegetal antes de deitar a massa, para que fiquem tal e qual os originais.
Entretanto, ao falar das tiras lembrei-me que todas elas tinham o nome do bolo ainda com a menção "Fabrico especial desta casa"... o que me levava a pensar que era a especialidade de TODAS as confeitarias do país!
Saudades de comer um bolinho de arroz! Vou levar a receitinha :)
ResponderEliminarBjs
Eu sou fã deste tipo de bolinho simples, sabem bem em todas as ocasiões.
ResponderEliminar