sábado, 24 de março de 2012

Tarte de maçã

Olá,

Fiz esta tarte de maçã numa tarde de domingo para tapar o buraquinho da gulodice. Não ficou muito apresentável, até porque esborrachou toda e não se conseguiam cortar fatias inteiras. Mas, tirando o aspecto escangalhado, o sabor era divinal.

INGREDIENTES:
1 embalagem de massa quebrada;
5 maçãs reineta;
1 lata de leite condensado;
1 pacote de natas;
1 colher de sopa de maizena;
Canela e vinho do Porto q.b.
Sumo de 1 limão.

PREPARAÇÃO:
Descascar as maçãs e cortá-las em meias luas finas. Colocar num recipiente com o sumo de limão e reservar.
Forra-se uma tarteira com a massa quebrada; deitar na base da massa um punhado de feijão e levar ao forno, pré-aquecido a 180º a massa, por 10 minutos no máximo. Retirar os feijões e reservar a forma com a massa pré-cozida.
Num tacho, em lume brando, colocar as natas, o leite condensado e a colher de maizena e mexer sempre, para evitar grumos, até engrossar. Despejar este creme sobre a base da massa (já sem os feijões, ok?).
Escorrer o sumo do limão das maçãs (evita que fiquem pretas) e demolhá-as em vinho do Porto. Colocar por cima do creme, tapando-o por completo. Polvilhar com canela e levar ao forno por 30 minutos.
 
Bom apetite!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Palmieres de chocolate com tangerina


Esta receita foi retirada do programa do Jamie Oliver "Cozinha em 30 minutos".
Serve para fazer quando temos visitas inesperadas em casa, pois é muito rápida e deliciosa. Quando a fiz, não segui cegamente a receita, fiz algumas adaptações minhas.

INGREDIENTES:
1 pacote de palmieres;
2 barras de chocolate de culinária;
1 pacote de natas;
5 tangerinas;
açúcar q.b.

PREPARAÇÃO:
Colocar o chocolate num recipiente com as natas e levar ao micro-ondas por um minuto para derreter; mexer muito bem e adicionar o açúcar com a raspa de uma tangerina. O açúcar não deverá ser deitado em quantidade, apenas deverá disfarçar o sabor azedo, pois os palmieres já são doces. deitar nuns copinhos de vidro. Servir com uma tangerina cortada ao meio e alguns palmieres para mergulhar no chocolate.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Dourada assada com amêndoa crocante


Estava eu a olhar para a dourada, sem saber muito bem como a fazer. Estava farta de a comer da mesma forma. Fui ao meu armário e vi que tinha uma embalagem de amêndoas quase a terminar o prazo. Tcharan, fez-se luz!

INGREDIENTES:
Duas douradas médias;
Limão;
Azeite;
1 cebola;
3 dentes de alho;
Louro, orégãos, pimentão doce e vinagre balsâmico;
Amêndoa ralada;
Salpicão caseiro.

PREPARAÇÃO:
Temperar as douradas com limão duas horas antes e reservar.
Forrar uma forma de alumínio rectangular com folhas de alumínio (facilita a limpeza e cria uma estufa para cozinhar mais depressa) e deitar o azeite, uma camada de cebola às rodelas, alho esmagado, pimentão doce, uma folha de louro e vinagre balsâmico. Misturar com cuidado.
Colocar as douradas com umas rodelas de limão em cima e outra dentro da cavidade onde esteve a "tripa".
Temperar com os orégãos e a pimenta e uns cubinhos de salpicão caseiro. Reduzir a pó a amêndoa, juntar umas gotas de azeite para formar uma pasta (mais para o seco) e barrar cada dourada. Fechar as folhas de alumínio de levar ao forno durante 30 minutos.
Cozer umas batatas e 10 minutos antes da dourada estar pronta, juntar as batatas cozidas ao peixe.
Acompanha com uns legumes cozidos (courgette, cebola, alho francês e um pouco de bacon), salteados levemente em azeite, alho e vinagre.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Curd de Limão


Xiiii, há tanto tempo que não publico aqui nada! Credo, como o tempo passa e parece que fiz uma pausa pequenina! 
Tenho andado sem tempo para nada, com muita responsabilidade às costas e, depois de um dia de trabalho em frente a um computador, pouca vontade tenho de cá vir publicar receitas. Também vos digo que com o pouco tempo que tenho, a vontade de cozinhar vai-se e, quem tem assumido o avental de cozinheiro é o meu marido.

Entretanto, e para não me alongar tanto no texto, eis a verdadeira razão que me traz por cá. Ultimamente têm vindo cá para casa, sacas e sacas de limões. Como não tenho mãos a medir para tanto limão, uma parte ofereci a quem me pedia, outra parte converti em sumo e congelei em sacos para gelo, outra parte serviu para fazer chá para as constipações que nos visitaram cá em casa e outra parte serve para sumo e temperos.

Mesmo assim, ainda tinha muito limão para despachar, por isso, coloquei as mãos à obra e fui pesquisar no meu universo blogosférico o que fazer com este citrino. No Blog "A economia cá de casa" encontrei esta simples receita de curd de limão.
Experimentei e gostei imenso da experiência. Este creme serve para rechear bolos ou cobrir cremes, mas cá em casa comeu-se às colheradas como qualquer guloso!
Vamos então à receita:

INGREDIENTES:
6 limões
6 ovos
120gr de manteiga sem sal
450gr de açúcar

PREPARAÇÃO:
Lave bem os limões. Num tachinho coloque o açúcar, a manteiga, o sumo e a raspa dos limões, e leve ao lume até dissolver tudo muito bem.
Entretanto bata os ovos, muito bem batidos com uma vara de arames.
Retire a mistura de limão, açúcar e manteiga do lume e adicione os ovos batidos sem parar de mexer. Leve novamente ao lume (brando), sem deixar de mexer e até a mistura ferver e engrossar.
Retire do lume e distribua pelos frasquinhos. Volte-os de cabeça para baixa durante 30 minutos para criarem vácuo e guarde no frigorífico ou num local fresco até usar.

Sem dúvida, uma experiência a repetir!