sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Bolo duas camadas


E porque não adaptar receitas utilizadas anteriormente a novas experiências?
Eu costumo usar a receita das minhas tortas enroladas quando me pedem para fazer bolos de aniversário. No último que fiz, variei a receita e fiz um bolo de duas camadas: uma com chocolate e outra "pão de ló". Combinou muito bem com o recheio de ovos e a cobertura de chocolate e, o mais engraçado, não sobrou nada!

INGREDIENTES para a massa:
160g de açúcar
120g de farinha
70g de manteiga derretida
3 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
150 grs de chocolate em pó;
Margarina para untar;
INGREDIENTES para o recheio:
3 gemas de ovo;
3 colheres de sopa de açúcar;
3 colheres de sopa de água.

INGREDIENTES para a cobertura:
1 tablete de chocolate de culinária;
1/2 pacote de natas;
1 colher de sopa de manteiga.

PREPARAÇÃO:
Preparar uma forma redonda, sem buraco, untá-la com margarina e polvilhar com farinha. Ligar o forno a 180ºC. 
Para fazer a base de pão de ló, bater os ovos inteiros com o açúcar, juntar a manteiga derretida, a farinha e o fermento. 
Bater (bati à mão) até ficar homogéneo. Deitar na forma e levar 10 min. ao forno (respeitar este tempo). Retirar do forno, desenformar ainda quente para um prato, colocar a arrefecer e reservar. 
Voltar a repetir o mesmo procedimento para fazer a base de chocolate: neste ponto, eu costumo misturar, previamente, a farinha com o chocolate em pó. Depois de cozido permanecer na forma.

Para fazer o recheio deve-se colocar as gemas com o açúcar e a água numa caçarola pequena e mexer bem até incorporar os ingredientes. Levar a lume brando até engrossar (cuidado para não colar ao fundo do tachinho).

Pegar na primeira base de pão de ló, que já deverá estar morna, quase fria e barrá-la com o recheio de ovos. Desenformar a base de chocolate e montar na base anterior já barrada. Reservar.

Para fazer a cobertura devemos derreter em banho maria a tablete de chocolate, com a manteiga e as natas (meio pacote). Mexer bem durante todo o processo para obter um creme macio.

Cobrir o bolo e decorar a gosto.

Bom apetite!

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Tarte rápida de fruta e chocolate


De certeza que já vos aconteceu serem convidados para um jantar em casa de um amigo, em cima da hora. Certamente que a vossa primeira preocupação é agarrar numa garrafa de vinho e nuns snacks salgados quaisquer para oferecer. E também já fomos confrontados com uma visita inesperada de um amigo a nossa casa...
Para estas situações, deixo aqui uma sugestão de uma sobremesa doce, rápida e muito fácil de se fazer, principalmente quando costumamos ter destes ingredientes na despensa.

INGREDIENTES:
1 base de tarte já pronta (compram-se nas grandes superfícies e pode ser guardada na despensa por um período largo de tempo);
1 pacote de natas fresco;
3 colheres de sopa de açúcar;
1 tablete de chocolate de culinária;
1 colher de sopa de manteiga;
Fruta à escolha para decorar.

PREPARAÇÃO:
Em banho maria derreter uma tablete de chocolate com a manteiga e meio pacote de natas. Ir mexendo para derreter bem e ficar um creme acetinado e macio.
Bater as natas frias em castelo, com o açúcar e reservar.
Colocar a base de tarte já preparada num prato de servir, preencher com o chocolate derretido. Deixar arrefecer um pouco. Quando estiver morno, pode-se barrar com as natas batidas em castelo e decorar com fruta laminada da época.
O chocolate amargo vai contrastar com as natas e base doces. A fruta dá uma frescura subtil à sobremesa.
Bom apetite!