sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Bolo duas camadas


E porque não adaptar receitas utilizadas anteriormente a novas experiências?
Eu costumo usar a receita das minhas tortas enroladas quando me pedem para fazer bolos de aniversário. No último que fiz, variei a receita e fiz um bolo de duas camadas: uma com chocolate e outra "pão de ló". Combinou muito bem com o recheio de ovos e a cobertura de chocolate e, o mais engraçado, não sobrou nada!

INGREDIENTES para a massa:
160g de açúcar
120g de farinha
70g de manteiga derretida
3 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
150 grs de chocolate em pó;
Margarina para untar;
INGREDIENTES para o recheio:
3 gemas de ovo;
3 colheres de sopa de açúcar;
3 colheres de sopa de água.

INGREDIENTES para a cobertura:
1 tablete de chocolate de culinária;
1/2 pacote de natas;
1 colher de sopa de manteiga.

PREPARAÇÃO:
Preparar uma forma redonda, sem buraco, untá-la com margarina e polvilhar com farinha. Ligar o forno a 180ºC. 
Para fazer a base de pão de ló, bater os ovos inteiros com o açúcar, juntar a manteiga derretida, a farinha e o fermento. 
Bater (bati à mão) até ficar homogéneo. Deitar na forma e levar 10 min. ao forno (respeitar este tempo). Retirar do forno, desenformar ainda quente para um prato, colocar a arrefecer e reservar. 
Voltar a repetir o mesmo procedimento para fazer a base de chocolate: neste ponto, eu costumo misturar, previamente, a farinha com o chocolate em pó. Depois de cozido permanecer na forma.

Para fazer o recheio deve-se colocar as gemas com o açúcar e a água numa caçarola pequena e mexer bem até incorporar os ingredientes. Levar a lume brando até engrossar (cuidado para não colar ao fundo do tachinho).

Pegar na primeira base de pão de ló, que já deverá estar morna, quase fria e barrá-la com o recheio de ovos. Desenformar a base de chocolate e montar na base anterior já barrada. Reservar.

Para fazer a cobertura devemos derreter em banho maria a tablete de chocolate, com a manteiga e as natas (meio pacote). Mexer bem durante todo o processo para obter um creme macio.

Cobrir o bolo e decorar a gosto.

Bom apetite!

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Tarte rápida de fruta e chocolate


De certeza que já vos aconteceu serem convidados para um jantar em casa de um amigo, em cima da hora. Certamente que a vossa primeira preocupação é agarrar numa garrafa de vinho e nuns snacks salgados quaisquer para oferecer. E também já fomos confrontados com uma visita inesperada de um amigo a nossa casa...
Para estas situações, deixo aqui uma sugestão de uma sobremesa doce, rápida e muito fácil de se fazer, principalmente quando costumamos ter destes ingredientes na despensa.

INGREDIENTES:
1 base de tarte já pronta (compram-se nas grandes superfícies e pode ser guardada na despensa por um período largo de tempo);
1 pacote de natas fresco;
3 colheres de sopa de açúcar;
1 tablete de chocolate de culinária;
1 colher de sopa de manteiga;
Fruta à escolha para decorar.

PREPARAÇÃO:
Em banho maria derreter uma tablete de chocolate com a manteiga e meio pacote de natas. Ir mexendo para derreter bem e ficar um creme acetinado e macio.
Bater as natas frias em castelo, com o açúcar e reservar.
Colocar a base de tarte já preparada num prato de servir, preencher com o chocolate derretido. Deixar arrefecer um pouco. Quando estiver morno, pode-se barrar com as natas batidas em castelo e decorar com fruta laminada da época.
O chocolate amargo vai contrastar com as natas e base doces. A fruta dá uma frescura subtil à sobremesa.
Bom apetite!

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Inspiração de Outono #1


Nestas noites frias de Outono, sabe bem uma refeição quente, que nos aconchegue o estômago com os sabores tradicionais do nosso "cantinho ao sol"

Nada me sabe melhor que um arroz de grelos com morcela (daquelas boas que se compram no Talho), acompanhado com uma costeleta do cachaço grelhada, e um tinto caseiro a acompanhar... ah, vida!!!

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Maminha com mel


Hoje trago aqui uma receita prática, de fácil e curta preparação, quem é amiga, quem é?

INGREDIENTES:
1 peça de maminha fresca de boa qualidade;
Mel caseiro de boa qualidade;
Orégãos, q.b.

PREPARAÇÃO:
Comprar uma peça de maminha de boa qualidade, de preferência no Talho do comércio tradicional.
Em casa, passar por água, só mesmo para limpar algum resíduo, mas sem demolhar muito a carne.
Forrar com folha de alumínio uma travessa rectangular de ir ao forno (eu prefiro as formas de alumínio rectangulares). Besuntar a peça de maminha com bastante mel e embrulhar noutro pedaço de folha de alumínio, de forma estanque, para que o mel, aquecido, não verta para a travessa. Antes de fechar completamente a carne, deitar mais mel e condimentar com orégãos e uma pitada de sal.
Levar ao forno a 200º por 40 minutos.

Como a carne é cozinhada dentro da folha de alumínio, conserva o seu sabor, ficando muito tenra, acentuando-se um sabor agridoce, provocado pelo mel. Acompanha com arroz branco com passas e pinhões.
 

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Maçãs caramelizadas com manjericão


Bom dia,
Esta receita surgiu num desejo de comer alguma coisa fresca, mas doce. Era de noite e não tinha bolachas, bolos ou chocolates para controlar a minha ansiedade de satisfação por algo doce.
Olhei para as maçãs e tive uma ideia...

INGREDIENTES:
2 maçãs maduras;
1 colher de sopa de manteiga;
2 colheres de sopa de açúcar;
Sumo de 1/2 limão;
Mangericão e gengibre, q.b.

PREPARAÇÃO:
Cortar as maçãs em quartos (ou mais finas) e envolvê-las no sumo de limão, evitando a sua oxidação.
Numa frigideira pequena, derreter a manteiga, adicionar o açúcar e mexer bem. Quando o açúcar estiver dissolvido na manteiga, raspar um pouco de uma raiz de gengibre sobre a frigideira e adicionar umas folhas de manjericão, cortadinhas à juliana. Adicionar as maçãs cortadas e deixar caramelizar por uns minutos.

As maçãs não cozem totalmente, mas ficam com um sabor fresco, devido ao gengibre e ao manjericão, e doce. Claro que esta receita não se aplica a quem está de dieta, pois é uma bomba calórica... mas que sabe bem, lá isso sabe!!!

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Tarte de Amendoim


Esta receita foi retirada de um livro que já havia visto há algum tempo atrás, numa livraria, ficando na minha lista. Foi aguardando pelo momento perfeito, uma jantarada de inauguração da casa de uns grandes amigos meus. 
A sobremesa foi um sucesso e já recebi ameaças por ainda não ter publicado aqui o segredo. Como eu sou uma mãos-largas e quero que os meus amigos também tenham sucesso, vou partilhar o segredo, que não é segredo nenhum!

INGREDIENTES:

PARA A BASE
200gr de farinha c/ fermento;
100gr de açúcar;
100gr de manteiga c/ sal;
1 ovo;
3 colheres de sopa de leite.

PARA O RECHEIO
200gr de amendoim descascado;
175gr de açúcar;
175gr de manteiga;
4 colheres de sopa de leite.

PREPARAÇÃO:
Começar por preparar a base. Misturar todos os ingredientes e forrar uma forma com base amovível. Levar ao forno, pré-aquecido a 180º, por sensivelmente 20 minutos.

Enquanto a base coze, misturar todos os ingredientes do recheio num tacho. Levar ao lume até caramelizar. 

Quando a base estiver cozida, barrar a massa com o recheio feito ao lume, e levar novamente ao forno, durante uns 15 minutos.

Desenformar e servir!



domingo, 31 de março de 2013

Pão de Ló económico


Aqui está a nossa experiência pela doçaria de Páscoa! É bom, fofo e com um travo a limão (que pode ser esquecido, caso gostem do sabor tradicional). Económico porque não usa muitos ovos, mas trabalhoso, pois deve ser batido durante quase uma hora, primeiro com a ajuda de uma batedeira e depois com uma colher de pau.

INGREDIENTES:
6 Ovos;
O mesmo peso dos ovos em Açúcar;
Metade do peso dos ovos em Farinha;
Raspa de 1 Limão.

PREPARAÇÃO:
Pré-aquecer o forno a 180º
Preparar uma forma de chaminé, cobrindo-a com papel vegetal, previamente untado com manteiga.
Separar as gemas das claras e bater estas últimas em castelo. Reservar.
Com a batedeira, envolver as gemas com o açúcar até ficar um creme branco. Adicionar a raspa do limão e voltar a mexer bem.
Com a ajuda da colher de pau, envolver a farinha peneirada e mexer durante uns 20 minutos, sempre na mesma direcção e velocidade.
Por fim, adicionar as claras em castelo, suavemente.
Deitar na forma e levar ao forno por 30 minutos (ir testando com um palito o grau de cozedura, a partir dos 20 minutos).

Bom apetite e uma santa Páscoa!