Esta receita foi herdada da minha avó paterna. Apesar de já ter falecido, ainda era eu pequena, ainda hoje todos gabam o seu jeito para a cozinha, a sua dedicação e a forma carinhosa com que preparava o repasto. A forma como recebia os convidados com mil e uma delícias, acabava sempre em partilha de receitas.
Hoje, sou eu que tenho a responsabilidade em reproduzir essas receitas, com bastante dificuldade, diga-se, porque há muitos produtos que já não encontro como o leite do dia (entenda-se "directo da vaca"), soro de leite, manteiga caseira, natas frescas (daquelas que saíam directamente do leite da vaca), banha de porco (que antigamente se vendia no talho e dava para impermeabilizar os sapatos), etc.
Este bolo foi feito em Setembro, durante as férias, para levar para a sobremesa de um almoço de domingo na praia, com os amigos. Não sei que fiz de errado, mas a parte de chocolate desfazia-se, como poderão verificar na foto. Mas o resultado final foi excelente: fofo, delicioso e saboroso!
INGREDIENTES:
200gr Farinha;
200gr Açúcar;
150gr Manteiga;
4 Ovos;
130gr Chocolate em pó;
1 c. chá de fermeto (se a farinha não for autolevedante)
PREPARAÇÃO:
Bate-se muito bem a manteiga com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Continuando a bater sempre, juntam-se os ovos, um a um e mexe-se muito bem. Junta-se a farinha, já misturada com o fermento.
Divide-se a massa em duas partes, deitando numa delas o chocolate em pó.
Forra-se uma forma redonda sem chaminé (eu usei com chaminé) e lisa com papel vegetal untado com manteiga. Deita-se lá dentro umas colheradas de massa escura e outro tanto de massa clara e assim sucessivamente até acabar.
Vai ao forno brando (180º) onde coze cerca de 50 minutos.
Ficou um belo bolo.
ResponderEliminarGosto bastante de bolo mármore.
http://asvezescozinheira.blogspot.com
Ficou bonito e é também bonito continuares a fazer as receitas da tua avó, com as devidas adaptações.
ResponderEliminarBeijinhos
Tem tão bom aspecto... não queres vir cá trazer uma fatia juntamente com um cafezinho? :)
ResponderEliminarFicou muito bonito e com um ascpecto delecioso!
ResponderEliminareste bolo também me traz muitas recordações da minha infância... adoro!
ResponderEliminarReceitas com história têm muito mais significado, não é=
ResponderEliminarFicou muito bonito! È um dos meus bolos preferidos.
Beijinhos*
Está muito bonito o bolo, Clara! Não me parece que algo tenha corrido mal. Tenho pena é de não ter provado uma fatia ... :)
ResponderEliminarBeijinhos,
Cristina
Que aspecto delicioso :)
ResponderEliminarOlá! Adorei seu blog. Tem receitas super saborosas! Cadastre-o na lista dos melhores blogs de culinária através deste link:
ResponderEliminarhttp://www.comidas1.com/enviar-blog
Beijos!!!
Boa tarde, sei que a receita já tem algum tempo mas fica a dica.O que correu menos bem foi que adicionaste chocolate em pó à metade da receita, e com isto alteraste a densidade da parte que levou o chocolate. Logo ficou com menos liquidos/ humidade que a parte que não levou, recomendo adicionares mais 2 ovos a parte que leva o chocolate.
ResponderEliminar