quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mousse de Morangos


Comprei uns morangos muito maus: amargos e farinhentos. Não havia volta a dar, ou transformava-os numa sobremesa ou iam para o lixo. Como a segunda hipótese só se coloca em extrema necessidade, decidi fazer uma mousse para se comer numa tarde de Domingo.
É uma óptima sugestão para o Verão de tão leve e fresca.

INGREDIENTES:
500gr de morangos;
1 lata leite condensado;
2 iogurtes naturais;
3 folhas de gelatina.

PREPARAÇÃO:
Demolhar as folhas de gelatina em água e levar 30 segundos ao micro-ondas para derreter. Entretanto, colocar os morangos no liquidificador juntamente com os 2 iogurtes e o conteúdo da lata de leite condensado. Misturar tudo muito bem para que fique homogéneo. Acrescentar por fim a gelatina derretida e voltar a mexer por meio minuto. 
Dispor numa saladeira e levar ao frigorífico por 3 horas.

domingo, 22 de maio de 2011

Wrap/Tortilhas

Após algum tempo sem pachorra e imaginação para cozinhar, volto ao meu blog das andanças culinárias para partilhar convosco as minhas novas receitas para o Verão.
Hoje, noite de Domingo, habitualmente sem jantar de faca e garfo, resolvi aproveitar umas bases de Wrap que comprei no Lidl.

Fiz da seguinte forma:

INGREDIENTES:
bases de tortilha/wraps;
1 tomate maduro;
1 cebola;
2 dentes de alho;
orégãos, pimenta, salsa, coentros e sal q.b.
alface;
queijo emmental ralado;
mortadela.

PREPARAÇÃO:
Num robôt de cozinha colocar o tomate, a cebola, os alhos, e o tempero. Ralar tudo muito bem de forma a ficar um molho/pasta que se possa barrar na base de Wrap, tal como mostra a fotografia:

Colocar o queijo emmental ralado, a alface (que não coloquei no meu...) e a mortadela fatiada.

Dobrar o wrap e levar ao micro-ondas por um minuto para aquecer a massa da tortilha e derreter o queijo.
E comer, comer, comer... 


Boa petiscada!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Ovos mexidos

Alguém desta imensa blogosfera me consegue ensinar a fazer os famosos ovos mexidos que se comem ao pequeno-almoço por esses hotéis??? É que sei fazer aqueles que se comem à refeição, carregados de gordura, mas os do pequeno-almoço só tenho a honra de os comer quando vou para um hotel. Muito agradecida!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Pescada no forno


Uma forma rápida e simples de se cozinhar pescada (para além da opção cozida).

INGREDIENTES:
4 medalhões de pescada descongelados;
Limão;
Azeite;
Orégãos, louro, alecrim e malagueta;
Alho;
Cebola.

PREPARAÇÃO:
Forra-se um pyrex com folha de alumínio por forma a conseguir tapar o que se vai assar. 
Depois da operação anterior realizada, deita-se o azeite e faz-se uma cama com cebola e alho. Deitam-se por cima os medalhões de pescada que deverão já ter estado cerca de uma hora marinados em sumo de limão. Por cima tempera-se com sal, os orégãos, o louro, o alecrim e a malagueta. Colocar ainda umas rodelas de limão. Fechar a pescada com a folha de alumínio por forma a fazer uma estufa e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 20 minutos. Servir com batata assada ou arroz e com uma salada.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Feijoada de Marisco


Fiz esta receita através do site "Aprender a Fazer". Ficou muito boa, ora experimentem:

INGREDIENTES:
  • Feijão Branco/Manteiga
  • 1 Cebola Grande
  • 2 Dentes de Alho
  • 1 Folha de Louro
  • Azeite qb
  • 1 Cenoura
  • Polpa de Tomate
  • Chouriço e/ou Bacon qb
  • 1 Molhinho de Coentros
  • 250 g de Chocos ou Lulas
  • Delicias do Mar e/ou de Lagosta
  • Marisco variado (miolo de camarão, berbigão, amêijoas, gambas, sapateira e lagosta previamente cozidas e desmanchadas, etc) Pode optar por utilizar uma embalagem de mariscada.
  • 1 Posta de Peixe a gosto (opcional)
  • Vinho Branco (opcional)
  • Sal e piri piri a gosto
  • 1 Cubo de Caldo de Marisco/Peixe
PREPARAÇÃO:
Se utilizar feijão seco, demolhe-o e coza-o na panela de pressão com sal e um fio de azeite (para tornar o feijão mais macio) Reserve.
Faça um refogado com azeite, a cebola, alho, louro, cenoura, polpa de tomate, chouriço/bacon. Adicione os chocos/lulas limpos e cortados em bocados. Deixe refogar um pouco e adicione o marisco (excepto as delicias do mar). Tempere com sal, piri piri e o cubo de caldo de marisco. Deixe cozinhar na própria água do marisco e se necessário juntar um pouco de vinho branco ou água (de preferência da cozedura do peixe/ou marisco se preferir cozer o marisco antes). Quando os chocos estiverem quase cozidos adicione o feijão, os coentros picados e as delicias do mar cortadas em cubos e o peixe previamente cozido. Deixe repousar um pouco antes de servir, de forma a tomar mais o gosto. Sirva ainda quente.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Torta de Leite Condensado


Esta receita foi feita para gastar a última lata de leite condensado cozido que estava quase no limite do prazo de validade. Fiz uma pesquisa e encontrei uma receita no Petit Chef que reza os seguintes passos:

INGREDIENTES:
1 lata de leite condensado cozido
160g de açúcar
120g de farinha
70g de manteiga derretida
3 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
Margarina para untar
Açúcar para polvilhar
Papel vegetal

PREPARAÇÃO:
Forrar o tabuleiro com papel de vegetal e barrar com margarina. Ligar o forno a 180ºC. Bater os ovos, o açúcar, a manteiga derretida, a farinha e o fermento. Bater (bati à mão) até ficar homogeneo. Deitar no tabuleiro e levar 10 min. ao forno (respeitar este tempo). Retirar do forno, desenformar em cima de um pano de cozinha polvilhado com açúcar. Tirar o papel vegetal, barrar com o leite condensado cozido e enrolar com a ajuda do pano. Deixar repousar uma hora e servir.

Esta receita foi inspirada numa Teleculinária e está integralmente explicada no link que deixo na introdução.
É uma receita a repetir porque o resultado final foi fantástico.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Ossos da Suã


Uma coisa que adoro e é raríssimo encontrar, são os ossos da suã. Para quem nunca viu, são os ossos da coluna do Porco, que costumam ser aproveitados para enriquecer a sopa. Quando os encontro costumo escolher aqueles que têm mais carne agarrada, para poder guisar (já que detesto comer estes ossos cozidos apenas em água e sal.

INGREDIENTES:
Ossos da Suã;
Azeite, cebola, alho, orégãos, louro e chouriço para o refogado;
1 cálice de vinho do Porto;
Alecrim, q.b.
Batatas, couve penca e cenouras cozidas para acompanhar.

PREPARAÇÃO:
Na panela de pressão colocar o azeite, a cebola e o alho picados, o louro, os orégãos e o chouriço. Deixar alourar bem o refogado. Deitar o vinho do Porto e, se quiser, um pouco de vinagre de vinho ou balsâmico.
Acrescentar a carne, o alecrim e deitar um pouco de água. Temperar com sal. Fechar a panela e deixar 30 minutos a cozer, em lume médio.
Para acompanhar cozer à parte batatas, couve penca e cenouras.

Bom apetite!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Frango à Rio Maior


Inspirada na mesma revista da Pescada à Poveira (Segredos de Cozinha, nº 1319, 31/01/2011) fiz uma receita de frango, com as devidas adaptações porque não tinha cá todos os ingredientes necessários.

INGREDIENTES:
1 Frango;
50 ml Azeite;
2 c. sopa de banha (não usei);
4 Dentes de alho;
200 gr de miolo de noz (usei amêndoa);
Salsa e pimenta q.b.
Ananás e massa de alho (acrescentei à revelia da receita).

PREPARAÇÃO:
Cortar o frango em pedaços e temperá-lo com sal e pimenta (eu acrescentei o tempero massa de alho). Levar o azeite ao lume com a banha e, quando estiverem quentes, acrescentar a carne. Deixar corar uniformemente.
Entretanto, ligar o forno a 180ºC. Transferir os pedaços de frango para um tabuleiro forrado com folha de alumínio, adicionar o miolo de noz (amêndoa, no meu caso) e os alhos laminados. Acrescentar um pouco da gordura onde se corou o frango, deitar um pouco de calda do ananás enlatado e acabar com rodelas de ananás cortadas em metades (adaptação minha). deixar cozinhar por 20 minutos. No fim, polvilhar com salsa picada e servir.  

Espero que gostem da sugestão!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Pescada à Poveira


Esta receita vinha na revista "Segredos de Cozinha" nº 1319 de31/01/2011.
Desconhecia este prato típico poveiro e eu com a Póvoa aqui tão perto... diz na publicação que esta receita é típica da Póvoa DE Varzim, tradicionalmente acompanhada com vinho verde tinto.
Aprovadíssima para voltar a repetir!

INGREDIENTES:
1 Molho de grelos (eu usei penca);
500gr de Batatas;
4 Postas de pescada (usei medalhões);
2 Cebolas; 
1,5 dl Azeite;
1 c. café de colorau;
2 c. sopa de vinagre (usei balsâmico);
3 Ovos cozidos;
Sal, pimenta, orégãos e louro a gosto.

PREPARAÇÃO:
Arranjar os grelos (ou a penca), lavá-los e cozê-los em água temperada com sal. À parte, cozer as batatas, a pescada e os ovos.
Picar as cebolas (eu cortei-as às rodelas) e refogar no azeite. Juntar o colorau, o sal, a pimenta, os orégãos e o louro. Refogar até ficar dourado e, por fim, refrescar com o vinagre, deixando-o apurar por mais um minuto.
Colocar os grelos, as batatas, o peixe e os ovos laminados numa travessa e regar com o molho anterior. Comer logo de seguida!

Ficou deliciosa!!! Hum.... que maravilha!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Doce de Bolacha


O que fazer com:
Leite condensado cozido a acabar o prazo + côco ralado na mesma situação???

Um doce de bolacha!!!

INGREDIENTES:
1 Lata de leite condensado cozido;
2 Pacotes de natas;
1 Pacote de bolacha Maria;
1/2 Pacote de coco ralado;
Café quente.

PREPARAÇÃO:
Demolhar a bolacha Maria em café e forrar o fundo de uma travessa; cobrir com uma camada de leite condensado cozido; voltar a repetir a camada de bolacha demolhada no café e sobrepor mais uma camada de leite condensado, acabando com uma camada de bolacha.
À parte, bater as natas até ficarem firmes (eu coloco cerca de meia hora no congelador para montarem mais depressa), juntar 2 colheres de sopa de açúcar e o coco ralado.
Cobrir a última camada de bolacha com o preparado de natas. Decorar com bolacha ralada ou com outra decoração a gosto.
NOTA: Fiz as natas sem açúcar pensando que o doce do leite condensado fosse suficiente... wrong ideia...

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Bolo Mármore




Esta receita foi herdada da minha avó paterna. Apesar de já ter falecido, ainda era eu pequena, ainda hoje todos gabam o seu jeito para a cozinha, a sua dedicação e a forma carinhosa com que preparava o repasto. A forma como recebia os convidados com mil e uma delícias, acabava sempre em partilha de receitas.
Hoje, sou eu que tenho a responsabilidade em reproduzir essas receitas, com bastante dificuldade, diga-se, porque há muitos produtos que já não encontro como o leite do dia (entenda-se "directo da vaca"), soro de leite, manteiga caseira, natas frescas (daquelas que saíam directamente do leite da vaca), banha de porco (que antigamente se vendia no talho e dava para impermeabilizar os sapatos), etc.
Este bolo foi feito em Setembro, durante as férias, para levar para a sobremesa de um almoço de domingo na praia, com os amigos. Não sei que fiz de errado, mas a parte de chocolate desfazia-se, como poderão verificar na foto. Mas o resultado final foi excelente: fofo, delicioso e saboroso!

INGREDIENTES:
200gr Farinha;
200gr Açúcar;
150gr Manteiga;
4 Ovos;
130gr Chocolate em pó;
1 c. chá de fermeto (se a farinha não for autolevedante)

PREPARAÇÃO:
Bate-se muito bem a manteiga com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Continuando a bater sempre,  juntam-se os ovos, um a um e mexe-se muito bem. Junta-se a farinha, já misturada com o fermento.
Divide-se a massa em duas partes, deitando numa delas o chocolate em pó.
Forra-se uma forma redonda sem chaminé (eu usei com chaminé) e lisa com papel vegetal untado com manteiga. Deita-se lá dentro umas colheradas de massa escura e outro tanto de massa clara e assim sucessivamente até acabar.
Vai ao forno brando (180º) onde coze cerca de 50 minutos.



quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Fofos de Bacalhau



Aqui está uma receita para aproveitar as sobras de um prato de bacalhau:

INGREDIENTES:
Massa folhada de compra;
Bacalhau cozido desfiado;
1 cebola média;
2 dentes de alho;
Azeite e salsa, q.b.

PREPARAÇÃO:
Estender a massa e cortá-a em rectângulos; numa frigideira colocar o azeite, a cebola cortada aos cubinhos e o alho, deixar alourar. Envolver o bacalhau desfiado cozido e por fim, polvilhar com salsa fresca. Deitar a quantidade desejada num rectângulo de massa folhada, dobrar em forma de guardanapo ou rissol e levar ao forno, pincelado com uma gema, até ganhar a cor desejada.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Queijadas de natas


O que era para ser "Natinhas" acabou em tigeladas de nata. O que é certo, a receita original vendia uma coisa e o resultado final foi outro, todavia, óptimo e para voltar a repetir.

INGREDIENTES:
Farinha: 300 gr
Margarina para massa folhada: 250 gr
Sal e água: q.b.
Natas: 5dl
Gemas: 9
Açúcar: 9 colheres de sopa;
Massa folhada de compra (para saltar os 3 primeiros ingredientes).

PREPARAÇÃO:
Diluir o sal na água e misturar com a farinha, trabalhando a massa até ficar ligada. Estender a massa e cobrir com uma camada de margarina. Enrolar a massa e repetir a operação, até acabar a margarina disponível. Deixar descansar a massa durante meia hora. Depois cortar em fatias de cm e colocar em pequenas formas individuais. Para fazer o recheio, bater as gemas com o açúcar durante uns minutos e levar ao lume em banho-maria. Acrescentar as natas e ir mexendo até engrossar. Reservar. Quando o creme estiver frio, deitar uma colher sobre cada forma forrada com a massa folhada. Leve ao forno, até a massa estar cozida e o creme tostado. Polvilhe com açúcar e canela e sirva quente.
Fonte: Sapo.pt
NOTA: usei massa folhada de compra, apenas fiz o creme.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Pocket Coffee



Se há um bombom que adoro é aquele que demonstro a sua marca na imagem... uma delícia da Ferrero, tal e qual um "Mon Cherry", mas de café!
Esta delícia é vendida em toda a Europa, menos em Portugal (pelo menos aqui pelo Porto)... peço sempre aos meus colegas que se deslocam a França ou a Itália para me trazer um pacotinho de 18 unidades que custa menos de 4€.
Quem conhece esta maravilha? Alguém sabe de algum cantinho luso que venda estes bombons?
Sugiro enviar vários e-mails à Ferrero para trazer esta especialidade para Portugal...
E com isto já emborquei outro, eheh.