quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Sabores de Natal - Rabanadas Conventuais
Esta receita foi feita pelo meu marido. E que jeitinho tem ele para estas coisas! Aqui fica a sugestão masculina para a doçaria de Natal (aconselho vivamente esta receita):
INGREDIENTES:
1 cacete com 2 dias;
350 gr de açúcar;
2 dl água;
1 pau de canela;
2 tiras de casca de limão;
1 colher de sopa de manteiga;
1 colher de sopa de mel;
Sal q.b.;
3 ovos;
1 cálice de vinho do Porto.
PREPARAÇÃO:
Corta-se o pão em fatias com um dedo de espessura.
Num tacho coloca-se 2 dl de água, as 350 gr de açúcar, o pau de canela e as cascas de limão. Quando levantar fervura (em lume brando) e mexendo sempre, adiciona-se a manteiga, o mel e o sal, até formar uma calda pouco espessa. Retira-se do fogão e adiciona-se 1 cálice de vinho do Porto. Deixa-se arrefecer. Entretanto, batem-se os ovos e colocam-se num prato de sopa. Passam-se as fatias de pão pela a calda, depois pelos ovos e fritam-se em óleo quente (em lume brando). Depois de fritas e enxutas de óleo, colocam-se numa travessa e, quando frias, rega-se uma a uma com a calda de vinho do Porto que sobrou.
Nham, nham... são viciantes, depois não digam que eu não avisei!!!
Fico por aqui com as receitas de Natal. Não foram muitas, no entanto tenho que guardar algumas surpresas para o próximo ano...
Um Bom Natal, recheado de amor, carinho, saúde, paz e alegria.
Sabores de Natal - Rabanadas de Vinho do Porto
Mais uma iguaria de Natal presente na nossa mesa de Natal. O processo é igual ao das rabanadas normais, apenas se substitui o leite pelo Vinho do Porto.
Vamos lá então aos passos:
Num prato de sopa colocar 2 ovos batidos (acrescentar mais ovos, se necessário); num prato raso colocar açúcar e canela misturados para passar as rabanadas acabadas de fritas; num tachinho colocar meio litro de Vinho do Porto, duas colheres de sopa de Mel e um pau de canela. Deixar levantar fervura e retirar do lume, colocando este preparado noutro prato de sopa.
Cortar as fatias de pão de cacete e demolhá-lo no preparado de Vinho do Porto e embeber nos ovos batidos. Colocar a fritar em óleo quente. Quando estiverem alouradas colocar a escorrer em papel de cozinha para absover o excesso de óleo. Passar pelo açúcar e canela.
Espero que gostem desta versão das rabanadas... aguardo críticas!
Sabores de Natal - Coscorões Recheados
Com a massa que sobrou da receita dos coscorões, que rende para bastantes biscoitos, decidimos (eu e o meu marido, pois eu comecei a receita, ele amassou a massa e fez as formas, eu fritei) que ficaria bem fazer um "rissol" com recheio... modéstia à parte, a ideia surgiu dele...
Havia cá em casa doce de abóbora caseira que poderia estragar-se, por isso aproveitamo-la para o recheio. Ficou delicioso... Usa-se a mesma operação para fazer os rissóis, frita-se em óleo quente e carameliza-se como na receita anterior. Fico à espera do feedback caso experimentem esta iguaria de Natal!
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Sabores de Natal - Coscorões
Estou em casa, de molho, a recuperar de uma gripe que me atingiu... e não, não é a estirpe A, mas sim a sazonal de 2009! Já estou melhor, a gozar uns 15 dias de férias (5 de baixa e outros 5 de férias) e ontem tive uma surpresa totalmente inesperada: o meu marido entrou hoje de férias de Natal (que não estavam previstas para este ano)! A combinação não poderia ser mais que perfeita: eu de baixa e ele de férias, os dois em casa, sem nada programado e sem nada para fazer... fantástico, não é?
Então, quando não há nada para fazer, que programa planear? Uma manhã na "sornice" com o portátil em busca de receitas de Natal. Objectivo: experimentar coisas que nunca pensaríamos fazer e usar o dia de hoje como teste para quinta-feira. Resultado: aprovadíssimo!
INGREDIENTES:
para os coscorões
500 gr Farinha;
1 colher de café de Fermento;
125 gr de Açúcar;
65 gr Manteiga;
3 Ovos;
Raspa de 1/2 Limão;
50 ml de Leite.
para a calda
1/2 litro de água;
1/5 kg de açúcar.
PREPARAÇÃO:
Num alguidar colocar os ovos inteiros, o açúcar, a manteiga amolecida e a raspa do limão e mexer muito bem com uma colher de pau ou com uma colher de varetas manual. À farinha junta-se o fermento e, com as mãos, envolve-se lentamente na mistura anterior. Vai-se juntando o leite para amaciar a massa e amassa-se bem até formar uma bola, em cima da banca da cozinha. Deixar repousar durante uma hora para levedar.
A massa volta a ser trabalhada e com a ajuda de um rolo, estende-se a massa na banca até ficar uma camada muito fina. Deverá ser cortada em quadrados e por dentro deverá ter incisões.
Levar a fritar em óleo quente.
Depois de fritos, os coscorões deverão ser demolhados numa calda de açúcar em ponto que se faz com os ingredientes mencionados para fazer a calda, com o cuidado para não caramelizar demais.
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Sabores de Natal - Aletria
Ontem, quando cheguei a casa, deu-me um desejo de comer aletria, por isso, decidi fazer esta iguaria de Natal, tão apreciada cá pelo Norte (e Sul também).
Não tenho uma receita específica, pelo que utilizo muito o sistema "olhómetro" para a confeccionar. Escusado será dizer que me esqueço sempre de alguma coisa, ontem foi da casca de limão...
INGREDIENTES:
250gr Aletria;
1 l Leite;
1 l Leite;
1 Pau de Canela;
2 colheres de sopa de Manteiga;
2 Ovos;
6 colheres de sopa de Açúcar;
Casca de Limão (q.b.);
Canela em pó para decorar a gosto.
PREPARAÇÃO:
Num tacho, coloca-se o leite com a manteiga, a casca de limão e o pau de canela ao lume. Quando ficar quente, junta-se a aletria e o açúcar. Deixar levantar fervura por 5 minutos, vigiando sempre o tacho para que o leite não venha por fora. À parte, bater as gemas dos ovos e as claras em castelo. Após os 5 minutos de fervura, retirar o tacho do lume e adicionar, mexendo sempre, as gemas e posteriormente as claras em castelo. Mexer tudo energicamente para que os ovos não criem grumos.
Colocar de imediato numa travessa ou num prato e decorar com canela em pó, a gosto.
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Tarte Merengada de Limão
Mais uma sugestão fresca e bem docinha. Encontrei esta receita no meio dos recortes de embalagens que a minha mãe guarda, pois há sempre uma sugestão rápida, económica e fácil para surpreender as nossas visitas. Esta tarte foi feita para a sobremesa do jantar de aniversário do meu pai.
INGREDIENTES:
1 pacote e meio de Bolacha Maria;
200 gr de Margarina;
1 lata de Leite Condensado;
1 Limão;
4 Ovos (na receita original sugeriam apenas 2);
3 colheres de sopa de Açúcar.
PREPARAÇÃO:
Esmagar as bolachas na 1, 2, 3. Juntar a margarina derretida ao pó das bolachas e mexer bem. Forrar uma tarteira de fundo amovível com esta base de bolacha e pressionar bem para que fique compacta. Colocar a forma no congelador durante 30 minutos (nunca o fiz, ups!). Misturar o leite condensado com o sumo e a raspa de um limão e, quando estiver bem misturado, juntar as gemas, batendo bem. Deitar esta mistura por cima da base de bolacha da tarte e levar ao forno (180º) durante 15-20 minutos. Bater as claras em castelo juntamente com o açúcar. Deitar por cima da tarte e levar, novamente, ao forno para alourar, durante cerca de 5 minutos.
P.S. O merengue ficou sarapintado porque tive de cobrir a tarte, ainda quente. É que a menina Sassi (a minh gata) adora doces, especialmente bolos e tartes...
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Bolo de Café
Boa tarde a todos os meus leitores e seguidores, aos quais devo o meu pedido de desculpas pela tão longa ausência de notícias e de receitas. Na verdade, por vezes a vida não corre como gostaríamos, contudo, devo avisar que está tudo bem na minha vida, o relógio não pára e o tempo é escasso para tudo aquilo que queremos fazer.
Como levo à risca a máxima "tempo é dinheiro" e como nestes dias acho que estou a ficar sem tempo (AKA pobre...) resolvi fazer uma receita de um bolo de café, muito simples e rápida. Ficou delicioso e até a minha gata adorou o bolo (tive de o esconder, mesmo!).
Retirei a receita de um livro que comprei: "receitas simples & rápidas - bolos", sem autor, Edições EuroImpala.
INGREDIENTES:
3 Ovos;
200 gr Açúcar Amarelo (eu usei o normal);
50 gr Manteiga derretida;
2 dl de leite;
1 colher (sopa) de café solúvel;
1 colher (chá) de essência de baunilha;
300 gr Farinha de trigo (eu usei com fermento);
1 colher (sopa) de Fermento em pó;
1 colher (sopa) de açúcar branco em pó.
PREPARAÇÃO:
Ligar o forno a 180º e untar uma forma rectangular com manteiga e farinha; Bater os ovos com o açúcar amarelo (ou normal), a margarina (derretida), o leite, o café e a essência de baunilha no liquidificador (eu usei a batedeira normal); à parte, misturar a farinha com o fermento; juntá-los ao preparado anterior. Verter na forma e levar ao forno durante 30 minutos até deixar cozer.
Desenformar e polvilhar com o açúcar em pó.
Dica: Adicionar ao preparado anterior 50 gramas de miolo de noz (que eu não usei).
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Sobremesa com Palitos de Champanhe
Bom dia!
Mais uma sobremesa docinha para presentear o fim-de-semana que se aproxima. Tenho de ter cuidado senão não há roupa que me sirva e lá tenho eu que renovar o guarda-vestidos (que além de aborrecido, não é nada económico).
Eu sou daquele tipo de dona de casa que nunca faz lista de compras, todavia não me arrependo disso porque, normalmente, trago apenas o necessário. Consigo organizar-me e lembrar-me da maioria dos produtos em falta lá em casa. É uma boa forma de treinar a memória e manter as nossas capacidades cognitivas no nível verde. Por vezes, quando passo pelos escaparates e vejo os produtos lá expostos, começo a "magicar" as diversas opções de confecção do mesmo, tanto que me atrai logo fazer uma sobremesa ou uma "comida inventada". Os palitos de champanhe desta receita não foram excepção e cá está o resultado final.
INGREDIENTES:
3 pacotes de palitos de champanhe;
2 pacotes de natas;
2 latas de leite condensado cozido (usei de compra);
Café e licor q.b.
PREPARAÇÃO:
Bater as natas até ficarem espessas e reservar; num prato de sopa misturar café bem quente com uma colher de sopa de licor (ou vinho do Porto); demolhar os palitos de champanhe, um por um e forrar o fundo de uma travessa em pyrex. Colocar por cima uma camada de leite condensado cozido e uma camada de natas batidas. Acabar com uma camada de palitos de champanhe demolhada no café e licor.
Levar ao frigorífico para solidificar e refrescar.
P.S. não liguem à decoração da minha sobremesa... falta lá um palito porque, num acesso de fome, acabou no estômago...
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Baba de Camelo
Neste fim de semana fiz uma receita, conhecida por todos e amada pelos viciados em Leite Condensado (como eu, hihi)! A famosa e vulgaríssima Baba de Camelo.
A sua receita não tem segredo nenhum e é muito fácil de se fazer, ora vejamos:
INGREDIENTES:
1 lata de leite condensado cozido;
6 ovos.
PREPARAÇÃO:
Separar as gemas das claras, bater as claras em castelo e reservar. À parte bater as gemas e misturar o leite condensado cozido até ficar um creme uniforme. Juntar as claras em castelo e envolvê-las suavemente, com uma colher de pau, para que não percam a consistência.
Levar ao frigorífico cerca de 3 horas antes de servir.
DICA: pode-se polvilhar esta sobremesa com amêndoa ralada, bolacha maria ralada, côco ralado ou com raspas de chocolate. (Eu cá gosto dela simples...)
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Pudim de Leite Condensado
Cá estou eu de volta às lides da cozinha com uma sobremesa rápida, fácil e económica.
Desta vez a feliz contemplada foi a família do meu marido que ao convidar para jantar, levou com esta surpresa super deliciosa... foi do género "toma lá que mereces".
Como eu sou daquelas pessoas que leva sempre alguma coisa para partilhar, decidi levar uma sobremesa... mas, o quê??? Já os conheço há 11 anos e eles já sabem do que sou capaz na cozinha, além de que já conhecem o meu reportório das sobremesas. Estava eu pendurada na porta da despensa a olhar para o seu interior, decidi pegar numa lata de leite condensado como a base da minha nova experiência. Constatei que a lata tinha uma receita de pudim; ora como as minhas passagens pelos pudins são um tanto desastrosas, decidi tentar a mina sorte, uma vez mais! Et voilá, esta preciosa delícia que dá vontade de comer com os olhos... e com a boca também!
INGREDIENTES:
1 lata de leite condensado;
1 medida de leite;
4 ovos;
Caramelo de compra.
PREPARAÇÃO:
Bate-se bem os ovos, junta-se o leite condensado e a medida (a mesma lata de leite condensado) com o leite. Mistura-se tudo muito bem de forma a criar um creme homogeneo.
Carameliza-se uma forma de pudim com tampa e despeja-se para lá o preparado anterior. Antes de se colocar a tampa, tapar a forma com uma folha de papel de alumínio para que não entre água da cozedura no pudim. Colocar a forma numa panela de pressão com água que tape 2/3 da forma e deixar cozer em banho maria por 20 minutos (eu deixei 30 minutos...).
Desenformar o pudim quando estiver frio num prato fundo, com cuidado para não derramar o caramelo.
DICA: há latas de marcas brancas de leite condensado que são sensivelmente maiores que as habituais. Nesse caso, se se decidir colocar toda a lata, deve-se acrescentar mais 2 ovos à receita original.
Quando deitei o conteúdo na forma, sobrou um pouco de creme... como não sabia o que lhe fazer, deitei-o em duas tigelas e levei a cozer ao micro-ondas. Ficou um pouco duro, mas... comeu-se tudo!!!
domingo, 20 de setembro de 2009
Salada de Marisco
Nada como terminar o período de férias com uma receita fresca. Despedimos o Verão (até pró ano!!) e convidamos o Outono a entrar.
INGREDIENTES:
1 Pacote de salada de marisco congelada;
1/2 Cabeça de bróculos;
1 Courgete;
1/2 pacote de delícias do mar;
1/4 Pacote de camarão congelado;
Azeite, Louro, Orégãos, Cebola, Alho e Malagueta, q.b.
PREPARAÇÃO:
Faz-se um refogado com o azeite, a cebola e o alho. Tempera-se com uma folha de louro, orégãos e malagueta. Qaundo alourar, acrescentar os bróculos cortados e lavados, assim como a courgete. Deixar estufar os vegetais durante 10 minutos, sem acrescentar água.
Juntar a salada de marisco e o camarão, previamente descongelados e deixar apurar. Quando estiver tudo estufado, decorar com as delícias do mar.
(para quem gosta de coentros frescos, poderá polvilhar por cima do prato, no momento de servir)
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Bolo de Côco, versão Iogurte
Olá a todos os meus seguidores. Passei por aqui, no meio das minhas férias, para colocar as leituras em dia e visitar os blogs que costumo seguir. Bem, muito tenho visto por aqui e já tirei algumas ideias para as minhas experiências da cozinha e para a decoração da minha casinha.
Num destes dias, apeteceu-me comer alguma coisa doce (yes... doces... finalmente) e lembrei-me de fazer um bolo de côco. O problema nos meus bolos de côco no Verão está no leite que utilizo para embebê-los no final, com o calor azeda e vai meio bolo para o lixo. So that, fiz uma versão do velhinho Yogurt Cake, aldradabo para a nova versão.
INGREDIENTES:
1 Iogurte de côco;
4 ou 6 ovos (eu uso 4);
3 medidas de farinha;
3 medidas de açucar;
1 colher de chá de fermento;
1/2 medida de manteiga derretida;
1 pacote de côco ralado;
farinha e manteiga para untar a forma.
PREPARAÇÃO:
Despeja-se o conteúdo do iogurte de côco para um alguidar. Junta-se o açúcar e mexe-se bem. Adicionam-se os ovos, uma a um, continuando a mexer com as varetas. Acrescenta-se a farinha e o fermento, a manteiga derretida e, por fim o côco ralado. Mexer durante uns 5 minutos, aproximadamente, para que todos os ingredientes se envolvam bem e para que a massa fique mais fofinha. Leva-se ao forno pré-aquecido a 180º graus, em forma de chaminé untada com manteiga e farinha. No fim decorar com côco ralado.
Já tenho agendado um bolo de limão com o mesmo esquema... o difícil é encontrar o iogurte de limão!
Já agora, vou continuar a gozar os restantes dias de férias que me faltam.
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Cougettes rechadas
Bem, parece que o recheio chegou e ficou.
Tinha umas courgettes no meu frigo a estragerem-se e como o meu marido detesta este legume cru ou mal cozido, vai daí tive a ideia de o disfarçar entre atum, queijo e alguns aromas de ervas que utilizo frequentemente.
É uma óptima receita para estes dias quentes de Verão, fácil de fazer e que enche a barriguita!
INGREDIENTES:
1 Courgette grande;
3 Latas de atum;
1 Colher de sobremesa de Azeite;
Sal, orégãos, malagueta e alho em pó q.b.;
Queijo emmental ralado.
PREPARAÇÃO:
Corta-se a courgette ao meio, por forma a ficarem duas metades em forma de barco. Retira-se o miolo da courgette com a ajuda de uma faca e de uma colher de sobremesa e reserva-se.
Numa frigideira ou wok deita-se um pouco de azeite e quando este estiver bem quente, coloca-se o miolo da cougette, partido em bocados pequenos. Tempera-se com o sal, os orégãos, a malagueta e o alho em pó.
Quando o vegetal estiver cozido, acresecenta-se o atum e deixa-se apurar o sabor.
Rechear as metades das cascas da cougette com o preparado anterior e colocar por cima o queijo ralado. Levar ao Micro-ondas para derreter e servir.
Bom apetite!
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Lulas recheadas com carne
Não sabia que ficava tão bem rechear as lulas com carne. Sempre vi as ditas "entupidas" com marisco, peixe ou com legumes, mas carne? Nunca me havia passado pela ideia. Comi pela primeira vez este petisco em casa dos meus sogros. Pelos vistos é uma receita muito comum aqui pelo Porto (uma vez que a minha mãe é transmontana e era ela que cozinhava lá em casa, estou habituada a outro tipo de pratos), vai daí, decidi fazer uma surpresa ao meu marido e presenteá-lo com este prato que ele tanto gosta.
Et voilá... os passitos:
INGREDIENTES:
(para fazer a carne picada)
1 Embalagem de carne picada de vaca (ou então guisar carne e depois picá-la);
1/2 chouriço corrente picado;
1 Cebola pequena;
3 Dentes de alho;
Azeite q.b.;
Orégãos, alecrim e sal q.b.;
2 Colheres de sopa de vinho branco;
1 Folha de louro.
(para fazer as lulas)
10 lulas médias inteiras (para 2 pessoas);
1 Cebola pequena;
3 Dentes de alho;
Azeite q.b.;
Orégãos, alecrim e sal q.b.;
2 Colheres de sopa de vinho branco;
1 Folha de louro;
2 Tomates médios, bem maduros (ou então polpa de tomate);
Palitos, tantos quanto o número de lulas.
PREPARAÇÃO:
Numa panela faz-se um refogado com o azeite, a cebola e o alho picados na 1,2,3, os orégãos, o alecrim e a folha de louro. Quando a cebola estiver lourinha juntar o vinho branco. Acrescentar a carne picada e o chouriço picado e deixar cozinhar. Quando estiver pronto, retirar da panela, colocar num prato ou tabuleiro para arrefecer.
Entretanto, arranjar as lulas retirando os tentáculos, o ferrão e a "espinha". Lavá-las e reservar. Quando a carne estiver fria, rechear as lulas com esse preparado e fechar com a ajuda de um palito.
Num tacho, volta-se a fazer um refogado com o azeite, a cebola e o alho picados na 1,2,3, os orégãos, o alecrim e a folha de louro. Quando a cebola estiver lourinha juntar o vinho branco e o tomate picado. Deixar cozinhar um pouco. Quem quiser poderá passar a varinha mágica para triturar o molho. Colocar as lulas recheadas e os tentáculos e deixar cozinhar por 15 minutos aproximadamente.
Servir com arroz branco, acompanhado com uma salada de rucula.
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
O meu mangerico
Estou toda orgulhosa... vou mostrar-vos o meu mangerico. Comprei-o num supermercado, uns dias antes do S. João. Não sei o que me parece o festejo desse Santo Popular sem esta erva aromática, vai daí, mesmo sabendo das minhas anteriores experiências frustradas (falta ou excesso de zelo pela planta, que secava uma semana depois), decidi comprar a dita por 0,50€. Perdida por 100, perdida por mil, pensei eu com o vaso na mão... vou tentar mais uma vez.
Aqui está, o meu mangerico, enorme, imponente e frondoso, que faz inveja aos colegas nos parapeitos das janelas vizinhas...
Cuidados? Rego-o 1 vez por dia (ou de manhã, ou ao fim da tarde) no pratinho do vaso, que agora se transformou num alguidar de louça; apenas o mudei de vaso uma vez, para um de maior capacidade, pois o anterior estava a abarrotar...
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Mais algumas dicas culinárias...
Encontrei aqui alguns truques culinários, dos quais destaco:
Tacho sem Comida Agarrada
Existe um truque muito eficaz para eliminar os restos de comida que ficam agarrados ao fundo do tacho. Encha-o com água quente e junte um punhado de sal. Deixa actuar durante alguns minutos e lave-o com um esfregão de aço inoxidável.
Tarte de Maçã Deliciosa
Da próxima vez que confeccionar uma tarte de maçã experimente colocar a fruta, já descascada e cortada, de molho em vinho branco 30 minutos antes de colocá-la sobre a massa. Vai ver que fica mais saborosa.
Natas Perfeitas
Coloque a tigela onde vai bater as natas no frigorífico 30 minutos antes de utilizá-la. As natas devem estar bem frias para que possam ganhar consistência mas, se pretender que adquiram um maior volume, acrescente algumas gotas de sumo de limão.
Desenformar Gelatina
Mergulhe a forma que contém a gelatina, durante alguns segundos, em água muito quente. Se mesmo assim tiver dificuldade em desenformá-la, coloque o recipiente sobre um prato de servir e tape-o durante alguns minutos com um pano quente.
Moldar Almôndegas
Há um truque fácil e eficaz para evitar que a carne se agarre aos dedos, que consiste em molhar as mãos em água antes de começar a moldar as almôndegas. Para conservá-las redondas, coloque-as no frigorífico 10 minutos antes de fritá-las.
Conservar Bolachas
Quando abrir um pacote de bolachas e não o consumir por inteiro, não deixe que as restantes amoleçam. Assim, envolva-as em papel de alumínio e guarde-as no frigorífico, na gaveta dos vegetais. Deste modo continuarão deliciosas e crocantes.
Recuperar Batatas Fritas
Se, por vezes, ao fritar batatas estas ficarem moles, não as deite fora. Forre um recipiente tipo pirex com uma folha de papel absorvente, espalhe 50g de batatas fritas e leve ao microondas por cerca de 20 a 50 seg na potência máxima. Retire e deixe repousar 5 minutos antes de servir.
Manter a Farinha Fresca
Este alimento deve ser conservado consoante o seu tipo. A farinha de trigo deve ser guardada num local frio e seco durante 6 meses mas, se se tratar de farinha com fermento, conserve-a apenas durante 3 meses nas mesmas condições.
Congelar Melão
Se este é um dos seus frutos preferidos e gosta de saboreá-lo em outras alturas do ano, saiba que pode congelá-lo. Descasque-o, regue a polpa com sumo de limão e embrulhe em película aderente ou papel de alumínio. De seguida, coloque no congelador.
Tacho sem Comida Agarrada
Existe um truque muito eficaz para eliminar os restos de comida que ficam agarrados ao fundo do tacho. Encha-o com água quente e junte um punhado de sal. Deixa actuar durante alguns minutos e lave-o com um esfregão de aço inoxidável.
Tarte de Maçã Deliciosa
Da próxima vez que confeccionar uma tarte de maçã experimente colocar a fruta, já descascada e cortada, de molho em vinho branco 30 minutos antes de colocá-la sobre a massa. Vai ver que fica mais saborosa.
Natas Perfeitas
Coloque a tigela onde vai bater as natas no frigorífico 30 minutos antes de utilizá-la. As natas devem estar bem frias para que possam ganhar consistência mas, se pretender que adquiram um maior volume, acrescente algumas gotas de sumo de limão.
Desenformar Gelatina
Mergulhe a forma que contém a gelatina, durante alguns segundos, em água muito quente. Se mesmo assim tiver dificuldade em desenformá-la, coloque o recipiente sobre um prato de servir e tape-o durante alguns minutos com um pano quente.
Moldar Almôndegas
Há um truque fácil e eficaz para evitar que a carne se agarre aos dedos, que consiste em molhar as mãos em água antes de começar a moldar as almôndegas. Para conservá-las redondas, coloque-as no frigorífico 10 minutos antes de fritá-las.
Conservar Bolachas
Quando abrir um pacote de bolachas e não o consumir por inteiro, não deixe que as restantes amoleçam. Assim, envolva-as em papel de alumínio e guarde-as no frigorífico, na gaveta dos vegetais. Deste modo continuarão deliciosas e crocantes.
Recuperar Batatas Fritas
Se, por vezes, ao fritar batatas estas ficarem moles, não as deite fora. Forre um recipiente tipo pirex com uma folha de papel absorvente, espalhe 50g de batatas fritas e leve ao microondas por cerca de 20 a 50 seg na potência máxima. Retire e deixe repousar 5 minutos antes de servir.
Manter a Farinha Fresca
Este alimento deve ser conservado consoante o seu tipo. A farinha de trigo deve ser guardada num local frio e seco durante 6 meses mas, se se tratar de farinha com fermento, conserve-a apenas durante 3 meses nas mesmas condições.
Congelar Melão
Se este é um dos seus frutos preferidos e gosta de saboreá-lo em outras alturas do ano, saiba que pode congelá-lo. Descasque-o, regue a polpa com sumo de limão e embrulhe em película aderente ou papel de alumínio. De seguida, coloque no congelador.
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Mousse de Côco
Numa das minhas gestões da despensa, encontrei 3 sacos de côco cujo prazo termina brevemente... O QUÊ? JÁ? E AGORA?
Assaltei o meu frigo (frigorífico) em busca de alguma luz que "iluminasse" as ideias... et voilá: iogurte de côco... mas, côco com côco???
Ok, vamos lá por partes:
INGREDIENTES:
2 iogurtes de côco;
1 lata de leite condensado cozido;
côco ralado q.b.;
3 folhas de gelatina
PREPARAÇÃO:
Comecei por colocar em cima do balcão da cozinha a liquidificadora; de seguida, despejei os 2 iogurtes de côco e o côco ralado. Juntei a lata de leite condensado e misturei tudo durante, aproximadamente, 3 minutos.
Demolhei as 3 folhas de gelatina em água fria, durante 5 minutos e, de seguida escorri-lhe a água e coloquei a derreter no Micro-ondas durante 20 segundos. Juntei à mistura na liquidificadora e voltei a mexer por mais 3 minutos.
Coloquei numa taça de servir e levei ao frigo, uma hora antes de servir. Polvilhei com côco ralado, para ficar mais "vonito"...
É rápida de se fazer e muito económica, já não podendo dizer o mesmo quanto às calorias!
Nota: a sobremesa estava óptima, não sobrou nadinha (e fomos só os dois, ai...)
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Dicas Culinárias I
Aproveitar óleo
Nem sempre o óleo usado apenas uma vez tem de ir directamente para o lixo. Se não estiver muito queimado, o filtro de papel para café também é óptimo para coar o óleo que, assim, fica quase como novo. (depois de usado, quando se proceder à sua eliminação, verter o óleo para dentro de uma garrafa de plástico e colocar no lixo ou nos pontos de recolha de óleo culinário usado... nunca o despeje directamente no lava-louça);
Acabar com cheiros a fritos
Acrescente um ramo de salsa logo que o óleo comece a aquecer.
Alho sempre à mão, com azeite
Corte o alho em fatias e coloque num recipiente de vidro coberto de azeite. Assim tem sempre o alho à mão para utilizar nos seus temperos. O azeite tambem pode ser utilizado no tempero e ganha o sabor do alho, o que torna o sabor do azeite muito saboroso.
Como desengordurar a sopa
Para desengordurar uma sopa deixa-se acumular a gordura à superfície e retira-se com uma colher ou escumadeira. Há também quem use um papel muito poroso (papel de filtro).que absorve facilmente a gordura.
Nem sempre o óleo usado apenas uma vez tem de ir directamente para o lixo. Se não estiver muito queimado, o filtro de papel para café também é óptimo para coar o óleo que, assim, fica quase como novo. (depois de usado, quando se proceder à sua eliminação, verter o óleo para dentro de uma garrafa de plástico e colocar no lixo ou nos pontos de recolha de óleo culinário usado... nunca o despeje directamente no lava-louça);
Acabar com cheiros a fritos
Acrescente um ramo de salsa logo que o óleo comece a aquecer.
Alho sempre à mão, com azeite
Corte o alho em fatias e coloque num recipiente de vidro coberto de azeite. Assim tem sempre o alho à mão para utilizar nos seus temperos. O azeite tambem pode ser utilizado no tempero e ganha o sabor do alho, o que torna o sabor do azeite muito saboroso.
Como desengordurar a sopa
Para desengordurar uma sopa deixa-se acumular a gordura à superfície e retira-se com uma colher ou escumadeira. Há também quem use um papel muito poroso (papel de filtro).que absorve facilmente a gordura.
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Frango com Mostarda e Ketchup
A cada dia que passa actualizo as minhas leituras nos blogs que gosto de seguir. Como há mais de uma semana não vinha cá, a tarefa começou por ser complicada, pois a lista dos não lidos era imensa... e só tenho a hora de almoço para o fazer.
No meio de tanta leitura, a receita da Ana, do blog Tricas e Nicas, chamou-me a atenção. Costumo fazer, várias vezes, ementas que contêm frango, no entanto, as ideias começam a faltar e a imaginação, após um dia intenso de trabalho não anda muito famosa... Além disso, precisava de fazer algo rápido porque ontem foi um dia em que saí tarde do escritório e, com a ida ao supermercado, cheguei a casa a horas de jantar. A preparação é rápida, mas o tempo de cozedura é lento, dando para fazer outras tarefas como limpar ou tratar da roupa.
Poderão ver aqui a receita, todavia, fiz ligeiras alterações... não usei sopa de cebola, nem usei cerveja (esgotaram no meu stock), será uma opção futura, pois pretendo repetir!
INGREDIENTES:
4 bifes de frango;
100 gr de Ketchup;
100 gr de Mostarda;
Sal grosso, q.b.;
Alho em pó, q.b.;
Azeite, q.b.
PREPARAÇÃO:
Pré-aquecer o forno a 180º
Cortar os bifes de frango aos bocados e colocá-los num alguidar. Temperar com sal grosso e alho em pó; deixar repousar +/- 15 minutos.
Acrescentar o Ketchup e a Mostarda à carne temperada e envolver tudo com as mãos.
Untar uma forma com azeite, dispôr os bocadinhos de frango e levar ao forno durante 45 minutos.
Acompanhar com aroz branco ou massa cozida e uma salada mista.
NOTA: não consegui tirar fotografias... fiquei sem bateria na máquina e quando a dita carregou, já estava eu a lamber os dedos e a perguntar se tinha sobrado mais um bocadinho de frango... ups!
No meio de tanta leitura, a receita da Ana, do blog Tricas e Nicas, chamou-me a atenção. Costumo fazer, várias vezes, ementas que contêm frango, no entanto, as ideias começam a faltar e a imaginação, após um dia intenso de trabalho não anda muito famosa... Além disso, precisava de fazer algo rápido porque ontem foi um dia em que saí tarde do escritório e, com a ida ao supermercado, cheguei a casa a horas de jantar. A preparação é rápida, mas o tempo de cozedura é lento, dando para fazer outras tarefas como limpar ou tratar da roupa.
Poderão ver aqui a receita, todavia, fiz ligeiras alterações... não usei sopa de cebola, nem usei cerveja (esgotaram no meu stock), será uma opção futura, pois pretendo repetir!
INGREDIENTES:
4 bifes de frango;
100 gr de Ketchup;
100 gr de Mostarda;
Sal grosso, q.b.;
Alho em pó, q.b.;
Azeite, q.b.
PREPARAÇÃO:
Pré-aquecer o forno a 180º
Cortar os bifes de frango aos bocados e colocá-los num alguidar. Temperar com sal grosso e alho em pó; deixar repousar +/- 15 minutos.
Acrescentar o Ketchup e a Mostarda à carne temperada e envolver tudo com as mãos.
Untar uma forma com azeite, dispôr os bocadinhos de frango e levar ao forno durante 45 minutos.
Acompanhar com aroz branco ou massa cozida e uma salada mista.
NOTA: não consegui tirar fotografias... fiquei sem bateria na máquina e quando a dita carregou, já estava eu a lamber os dedos e a perguntar se tinha sobrado mais um bocadinho de frango... ups!
terça-feira, 14 de julho de 2009
Almôndegas com molho de tomate
Sai a primeira publicação de Julho... por este andar só actualizo o meu blog de 15 em 15 dias!
Depois de umas merecidas mini-férias, onde visitei algumas ilhas dos Açores, regressei ao "contenante" (continente) com muitas ideias de paparocas que provei dos nossos queridos açoreanos... bem, lá come-se cada especialidade, hum, que ainda agora tenho água na boca só de me lembrar (ai aquele quiche de salmão e cherne... delicioso).
Para começar bem a semana, ontem fiz umas almôndegas com molho de tomate e um arrozinho branco. Fica a receita:
INGREDIENTES:
Almôndegas (eu usei de compra, congeladas);
Azeite q.b.;
1 cebola pequena triturada na 1,2,3;
3 dentes de alho triturados na 1,2,3;
1 folha de louro;
Orégãos q.b.;
Molho de tomate, 2 colheres de sopa;
Vinho branco q.b.;
Sal q.b.
PREPARAÇÃO:
Num tacho, fazer um refogado com o azeite, a cebola e os alhos. Quando estiver alourado, acrescentar a folha de louro, os orégãos, o molho de tomate e o vinho branco. Deixar 5 minutos a cozer. De seguida, juntar as almôndegas e deixar cozinhar em lume brando. Temperar com sal.
Normalmente não junto água, porque a carne liberta-a, não deixando colar ao fundo, todavia, se isso se verificar, juntar um pouco de água apenas para evitar que a carne se agarre ao tacho.
Acompanhar com uma salada mista e arroz branco.
terça-feira, 30 de junho de 2009
Pastelão de Bacalhau com Bacon e Courgette
Hello, hello... De volta aos tachos e panelas (até me esqueci de colocar sal na sopa, tanto foi o tempo que passei longe da cozinha), ou não fosse uma segunda-feira, deambulei por imensos blogs à procura de uma nova receita para a minha estreia, após este Junho pachorrento.
Passei aqui e deliciei-me com esta receita. Fiz as devidas alterações e consegui despachar um pacote de massa folhada que já andava a estorvar no congelador. Aqui fica a receita:
INGREDIENTES:
1 base de massa folhada de compra
2 pacotes de bacalhau desfiado e demolhado (compro já assim para poupar tempo)
1 cebola
2 pacotes de bacalhau desfiado e demolhado (compro já assim para poupar tempo)
1 cebola
2 dentes de alho
2 courgete partida em cubos
1 cenoura grande em juliana
1 embalagem de bacon partido aos cubos
azeite, sal, alho françês, malagueta, orégãos, louro q.b.
1 cenoura grande em juliana
1 embalagem de bacon partido aos cubos
azeite, sal, alho françês, malagueta, orégãos, louro q.b.
1 cálice de moscatel
1 gema de ovo.
PREPARAÇÃO:
Descongelar a massa folhada e o bacalhau desfiado.
Num tacho fazer um refogado com o azeite, a cebola, o alho, uma folha de louro, o alho francês, a malagueta e os orégãos. Quando estiver alourado, juntar o bacon, a cenoura e a courgette. Temperar com um cálice pequeno de moscatel (eu uso Favaios) e deixar cozinhar. Acrescentar o Bacalhau demolhado, bem escorrido e envolver tudo.
Numa "lata" estender a massa folhada (com o papel vegetal) conforme poderão observar na foto. Escorrer bem o cozinhado anterior e deitá-lo na massa, previamente estendida.
Dobrar a massa por cima do recheio e apertar bem as pontas para não escapar um pouco de recheio afoito.
Pincelar a parte de cima com uma gema de ovo batida e levar ao forno a 180º, até que a massa esteja cozida e "loura".
Et voilá!
Bom apetite!
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Clafoutis de cereja
O que fazer com 10 quilos de cereja de Resende, muito madura, que terá de ser comida por duas pessoas em dois dias, no máximo, para não se estragar? CLAFOUTIS. Foi a sugestão de um colega meu, francês, que trabalha comigo no escritório. É delicioso e fácil de fazer (eu mexi tudo com a colher de pau)
Aqui fica a receita:
INGREDIENTES
150 gr de farinha
10 gr de açúcar
1 dl leite
100 gr manteiga derretida
3 ovos
Essência de baunilha q.b.
Fermento q.b.
Cereja q.b.
PREPARAÇÃO
Peneira-se a farinha, junta-se o açúcar, o leite, a manteiga derretida, os ovos inteiros e umas gotas de essência de baunilha. Mistura-se e deixa-se repousar durante 10 minutos. Unta-se uma forma redonda de fundo amovível, com manteiga e polvilha-se com farinha. Coloca-se a massa na forma e deita-se as cerejas por cima, cortadas ao meio e sem caroço. Vai ao forno médio (180ºC) cerca de 25 minutos.
Dica: Depois de frio, corta-se em quadrados e serve-se com natas e chocolate derretido por cima. Se preferir, pode usar creme de pasteleiro ou molho de frutos silvestres.
O clafoutis pode ser feito com outros frutos como as uvas, os morangos, as maçãs, as pêras ou ameixas.
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Quiche
Olá! A Sara pediu-me para colocar aqui a minha receita de Quiche. É uma receita simples, que me foi transmitida por uma senhora que pertencia ao grupo de actividades do IPO do Porto. Na sua juventude, acabadinha de casar, era normal ser-se uma dona de casa exemplar, que brindava as suas visitas com receitas divinais. As melhores especialidades eram postas à prova pelos amigos e familiares e, quanto mais prendada fosse uma dona de casa, mais sucesso teria entre a "sociedade". Essa senhora decidiu reunir todas as receitas dos seus tempos de juventude e compilou-as num livrinho fantástico. São muito simples de fazer, muito saborosas e contam com aquelas técnicas antigas de confeccionar os ingredientes.
INGREDIENTES
1 embalagem de massa folhada ou massa quebrada de compra;
3 ovos;
1 pacote de natas;
Sal, orégãos, malagueta, alho em pó e salsa, q.b.
1 cebola média picada;
Queijo emmental ralado;
Recheio a gosto*
PREPARAÇÃO
Forrar uma forma com base amovível, ou uma tarteira, com a massa folhada (ou massa quebrada), picar o fundo com um garfo e reservar.
À parte bater os ovos inteiros e juntar as natas. Adicionar o sal, os orégãos, a malagueta moída e o alho em pó a gosto. Bater muito bem e reservar.
Escolher o recheio pretendido para a Quiche. Eu costumo fazer os seguintes:
*Bacon e cogumelos;
*Atum e milho;
*Milho e azeitonas recheadas;
*Cogumelos e milho;
*Carne assada e espinafres cozidos;
*Alho francês e cogumelos;
*Salsicha e bacon;
*Bacalhau desfiado e courgete (salteada em azeite e alho);
Deitar a cebola picada e o recheio pretendido na forma sobre a massa folhada. Deitar o preparado de ovos e natas por cima do recheio, cobrindo-o. Salpicar com salsa picada e o queijo ralado. Acertar as margens da massa folhada com a altura do recheio da quiche e levar ao forno a 180º por 20 minutos.
Imagem retirada daqui
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Pastéis de salsicha
Como estamos numa época em que nem está calor, nem está frio, mais ou menos temperana, força-me a procurar receitas frescas para substituir as saladas que já começam a enjoar. O pior deste cenário e que todas as receitas que encontro exigem algum tempo para a confecção, pois precisam de ser feitas por partes.
Aqui fica o resultado final! Bom apetite!
P.S. quem gostar de outros temperos como maionaise ou mostarda poderá sustituir ou juntar ao ketchup.
Estava eu a olhar para o meu congelador, a tentar escolher a próxima vítima da minha ementa, quando constatei que tenho imensa massa folhada congelada a tirar o lugar a outras "comidinhas" que lá deveriam ter lugar.
Pois... massa folhada, e agora? Quiche? Já fiz 3 no domingo. Pasteis de carne? Nop, falta-me a carne picada (não estava com pachorra para descongelar um naco de carne para cozinhar e picar). Procurei na despensa e... voilá!!! Tinha 5 latas de salsicha a pedir para serem gastas.
Aqui fica a receita, rápida, económica e saborosa!
INGREDIENTES
Massa folhada de compra;
1 lata de salsichas;
Ketchup q.b.;
1 gema de ovo.
PREPARAÇÃO
Abre-se o pacote de massa folhada e corta-se ao meio, com a juda de uma faca, em duas partes iguais. Cortam-se as salsichas em duas faces e dispõem-se sobre uma metade da massa folhada, conforme a imagem.
Deita-se o Ketchup a gosto sobre as salsichas e fecha-se o pastel, dobrando a outra metade de massa.
Colocar os pasteis numa "lata" rectangular de ir ao forno, forrada com papel vegetal para não queimar o fundo do pastel. Pincelar com 1 gema de ovo batida e levar ao forno por 20 minutos a 180º
Aqui fica o resultado final! Bom apetite!
P.S. quem gostar de outros temperos como maionaise ou mostarda poderá sustituir ou juntar ao ketchup.
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Bolo de Chocolate para aniversário
No Domingo passado festejou-se o primeiro aniversário do meu sobrinho G. e foi o dia do seu Baptizado, também. Como a mamã decidiu fazer uma festarona em casa para 50 pessoas, toca lá a oferecer os meus serviços para ajudar. Fiquei responsabilizada de fazer uns quiches, uns enroladinhos de salsicha, uma sobremesa e OS BOLOS DE ANIVERSÁRIO E BAPTIZADO!!!
Até à semana anterior, correu tudo bem, fiz a pesquisa sobre possíveis receitas com recheio e coberturas, pedi ajuda em fóruns e comecei a ter a sensação que me iria arrepender de ter ficado com tamanha responsabilidade. Essa ideia tornou-se mais presente quando começaram as experiências... MEU DEUS, ficava tudo mal!!!
Decidi fazer a minha receita antiga de Bolo de Chocolate e aproveitei as dicas de quem me ajudou para fazer o recheio e a cobertura.
Ficou delicioso e tive pena de não poder guardar um "cadinho" para mim, para comer em casa... o bolo foi todo!!!
Vamos à receita?
INGREDIENTES: (para um bolo de 26cm)
Para a massa
6 ovos;
o mesmo peso dos ovos em açúcar, farinha e manteiga;
o mesmo número de ovos em colheres de sopa de chocolate em pó e leite.
Para o recheio
1 pacote de natas;
Açúcar q.b.;
500 gr de morangos frescos.
Para a cobertura
1 barra de chocolate de culinária;
1 colher de sopa de manteiga derretida;
Morangos cortados em metades, q.b.;
Decoração a gosto.
PREPARAÇÃO:
Bate-se as claras em castelo e reserva-se.
Noutro alguidar, bate-se as gemas com o açúcar até ficar um creme espesso e branco. Junta-se a manteiga e mexe-se bem. Acrescenta-se o leite e volta-se a bater.
À parte, misturar a farinha com o chocolate em pó e quando a mistura estiver uniforme, juntar ao preparado anterior com a ajuda da batedeira, na velocidade mínima.
Por fim, envolver as claras em castelo com a ajuda de uma colher de pau.
Vai ao forno (180º) em forma (de chaminé ou normal) untada com manteiga e polvilhada com farinha, durante 35 min.
Para o recheio - Desenforma-se o bolo e deixa-se arrefecer muito bem. Com a ajuda de uma faca de serra, corta-se o bolo ao meio e barra-se as duas partes com as natas doces batidas em castelo. Numa base coloca-se os morangos cortados de forma miúdinha e monta-se o bolo.
Para a cobertura - Derreter o chocolate em barra, juntamente com a manteiga no micro-ondas. Mexe-se muito bem o chocolate para ficar numa pasta uniforme e com a ajuda do salazar, vai-se cobrindo a parte de cima do bolo e, depois, as partes lateriais. ATENÇÃO: NÃO VERTER O CHOCOLATE NA TOTALIDADE EM CIMA DO BOLO PORQUE DIFICULTA A SUA COBERTURA.
Decora-se a gosto.
A receita pode ser adaptada em quantidades. Quando faço o bolo lá para casa, uso apenas 4 ovos. Quando quero maior porção, aumenta-se ao número dos ovos, consoante o tamanho do bolo que se pretende.
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Ravioli
Ora, mais uma experiência feita ao jantar de ontem. Comprei ravioli fresco num supermercado e devo dizer que daquela marca jamais! Tinham uma amostra de carne como recheio e o tempero dessa carne era... muito desagradável. O que valeu foi o molho de tomate que fiz.
Para quem consegue arranjar ravioli em condições, aqui fica a receita:
INGREDIENTES (para 2 pessoas):
Ravioli fresco (de boa qualidade);
1 cebola média;
3 dentes de alho;
2 colheres de sopa de azeite;
4 colheres de sopa de espumante ou moscatel;
2 colheres de sopa de polpa de tomate;
Louro, orégãos e alecrim q.b.
Queijo emental ralado q.b.
Coentros frescos q.b.
PREPARAÇÃO:
Coloca-se o azeite, a cebola e os alhos picados de forma miudinha, o alecrim, a folha de louro e os orégãos a refogar num tacho. Quando a cebola estiver alourada, acrescenta-se o espumante (ou moscatel) e deixa-se evaporar o álcool por 5 minutos; de seguida colocar a polpa de tomate e deixar cozer um pouco. Acrescentar o ravioli fresco e deixar cozinhar por 15 minutos, mexendo de vez em quando para não colar ao fundo.
Servir polvilhado de queijo emental ralado e coentros frescos.
Dica: eu não costumo colocar água nos molhos de tomate, gosto assim, molho "sumido"
Para quem consegue arranjar ravioli em condições, aqui fica a receita:
INGREDIENTES (para 2 pessoas):
Ravioli fresco (de boa qualidade);
1 cebola média;
3 dentes de alho;
2 colheres de sopa de azeite;
4 colheres de sopa de espumante ou moscatel;
2 colheres de sopa de polpa de tomate;
Louro, orégãos e alecrim q.b.
Queijo emental ralado q.b.
Coentros frescos q.b.
PREPARAÇÃO:
Coloca-se o azeite, a cebola e os alhos picados de forma miudinha, o alecrim, a folha de louro e os orégãos a refogar num tacho. Quando a cebola estiver alourada, acrescenta-se o espumante (ou moscatel) e deixa-se evaporar o álcool por 5 minutos; de seguida colocar a polpa de tomate e deixar cozer um pouco. Acrescentar o ravioli fresco e deixar cozinhar por 15 minutos, mexendo de vez em quando para não colar ao fundo.
Servir polvilhado de queijo emental ralado e coentros frescos.
Dica: eu não costumo colocar água nos molhos de tomate, gosto assim, molho "sumido"
P.S. a imagem não é minha, mas o aspecto com que ficou é exactamente o mesmo!
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Salada de Rúcula
Aqui vai mais um petisco de Verão. Costumo fazê-la nos dias quentes de Junho a Setembro, ao jantar, por ser uma refeição leve e que acompanha como sobremesa um crepe com gelado.
INGRDIENTES:
Rúcula (costumo comprar um saco com rúcula pré lavada no supermercado);
Amêndoa com pele salgada;
Queijo fresco;
Ananás ou maçã aos cubos;
Azeite e Vinagre q.b.
PREPARAÇÃO:
Apesar de saber que a rúcula já vem lavada, coloco-a num alguidar e lavo-a novamente. Para meninas que estejam grávidas, poderão adicionar à água da lavagem duas colheres de sopa de vinagre e deixar actuar durante 15 minutos, para matar os bicharocos que porventura poderão habitar o vegetal.
Dispôr as folhas numa tijela para saladas e juntar as amêndoas com pele salgadas. Adicionar o queijo fresco e o ananás. Temperar com azeite e vinagre.
DICA: em vez do tempero de azeite e vinagre, pode optar-se por uma mistura de maionaise com uma pitadinha de mostarda, maionaise simples ou molho de alho.
INGRDIENTES:
Rúcula (costumo comprar um saco com rúcula pré lavada no supermercado);
Amêndoa com pele salgada;
Queijo fresco;
Ananás ou maçã aos cubos;
Azeite e Vinagre q.b.
PREPARAÇÃO:
Apesar de saber que a rúcula já vem lavada, coloco-a num alguidar e lavo-a novamente. Para meninas que estejam grávidas, poderão adicionar à água da lavagem duas colheres de sopa de vinagre e deixar actuar durante 15 minutos, para matar os bicharocos que porventura poderão habitar o vegetal.
Dispôr as folhas numa tijela para saladas e juntar as amêndoas com pele salgadas. Adicionar o queijo fresco e o ananás. Temperar com azeite e vinagre.
DICA: em vez do tempero de azeite e vinagre, pode optar-se por uma mistura de maionaise com uma pitadinha de mostarda, maionaise simples ou molho de alho.
Pizza de Ananás
Para quem criou este blog com o objectivo de divulgar as receitas que vai fazendo, em nada faz jus ao nome só haver apenas uma publicada.
Pois bem, aqui fica a minha pizza de ananás que faço quando há pouco tempo para fazer o jantar.
INGREDIENTES:
1 pizza grande "marguerita"
Ananás em calda q.b.
Queijo emental ralado, q.b.
Fiambre da perna q.b.
Orégãos q.b.
PREPARAÇÃO:
Sem deixar descongelar a pizza previamente comprada, dispôr o queijo ralado ao gosto pessoal; colocar o ananás e o fiambre e por fim polvilhar com orégãos. Vai ao forno a 200º durante 15 minutos.
Sugestão: quem gostar poderá adicionar cebola e azeitonas.
Pois bem, aqui fica a minha pizza de ananás que faço quando há pouco tempo para fazer o jantar.
INGREDIENTES:
1 pizza grande "marguerita"
Ananás em calda q.b.
Queijo emental ralado, q.b.
Fiambre da perna q.b.
Orégãos q.b.
PREPARAÇÃO:
Sem deixar descongelar a pizza previamente comprada, dispôr o queijo ralado ao gosto pessoal; colocar o ananás e o fiambre e por fim polvilhar com orégãos. Vai ao forno a 200º durante 15 minutos.
Sugestão: quem gostar poderá adicionar cebola e azeitonas.
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Sobremesa de Pão de Ló
Na Páscoa comprei um pão de ló num hipermercado e foi uma PORCARIA!!! Posso dizer-vos que nunca comi um pão de ló tão mau na minha vida... não sabia a nada, era muito seco (ainda mais que o pão de ló normal) e a cor do seu interior estava tão pálida que duvidamos sobre a utilização de ovos na confecção do mesmo.
Mãos à obra, para não desperdiçar comida resolvi fazer uma sobremesa de pão de ló!
INGREDIENTES:
Pão de ló (usei metade, que foi o que sobrou)
1 lata de leite condensado cozido
2 pacotes de natas
café q.b.
açúcar q.b.
bolacha Maria q.b.
PREPARAÇÃO:
Cortar o pão de ló em fatias finas (+/- 1 cm de espessura) e dipor no fundo de uma travessa de pyrex rectangular. Quando o fundo estiver preenchido com uma camada de pão de ló, encharcá-lo, com a ajuda de um pincel, de café previamente feito. Cobrir com uma camada de leite condensado cozido (deitar a totalidade do conteúdo da lata). Dispõr, por cima, outra camada de fatias de pão de ló e voltar a encharcá-las de café. À parte bater os dois pacotes de natas com o açúcar a gosto até ficarem consistentes para cobrir a última camada de pão de ló.
Enfeitar com pingos de café e bolacha Maria moída grosseiramente.
Levar ao frigorífico por meia hora (1 hora aconselhável) antes de servir.
Ficou mesmo boa, o Q. adorou e foi bem mais depressa que o pão de ló!!!
Quanto à foto... não consegui tirá-la a tempo, a sobremesa foi-se num instantinho, mas prometo colocá-la aqui quando repetir a receita!
Mãos à obra, para não desperdiçar comida resolvi fazer uma sobremesa de pão de ló!
INGREDIENTES:
Pão de ló (usei metade, que foi o que sobrou)
1 lata de leite condensado cozido
2 pacotes de natas
café q.b.
açúcar q.b.
bolacha Maria q.b.
PREPARAÇÃO:
Cortar o pão de ló em fatias finas (+/- 1 cm de espessura) e dipor no fundo de uma travessa de pyrex rectangular. Quando o fundo estiver preenchido com uma camada de pão de ló, encharcá-lo, com a ajuda de um pincel, de café previamente feito. Cobrir com uma camada de leite condensado cozido (deitar a totalidade do conteúdo da lata). Dispõr, por cima, outra camada de fatias de pão de ló e voltar a encharcá-las de café. À parte bater os dois pacotes de natas com o açúcar a gosto até ficarem consistentes para cobrir a última camada de pão de ló.
Enfeitar com pingos de café e bolacha Maria moída grosseiramente.
Levar ao frigorífico por meia hora (1 hora aconselhável) antes de servir.
Ficou mesmo boa, o Q. adorou e foi bem mais depressa que o pão de ló!!!
Quanto à foto... não consegui tirá-la a tempo, a sobremesa foi-se num instantinho, mas prometo colocá-la aqui quando repetir a receita!
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Tarte de Limão
Decidi dedicar um blog para partilhar as minhas receitas. Costumo ter frequentes visitas em minha casa e gosto de as honrar com um docinho ou com um petisco. Acabo sempre por divulgar a receita num papelinho ou num guardanapo, tal é o feedback positivo acerca da "comezaina". Resultado final: migalhas e louça para lavar!
Tenho pena não ter uma fotografia desta tarte (a que apresento é uma fiel cópia), todavia é muito rápida e prática. Costumo usá-la como sobremesa ou quando há a programação de um café à noite. Credo! Já tenho a boca em água só de pensar nela!
Ingredientes:
1 pacote de bolacha Maria
200 gr de Manteiga derretida
1 lata de leite condensado
1 limão médio
4 ovos
3 colheres de sopa de açúcar
Preparação:
Picar na 1, 2, 3 o pacote de bolhacha Maria de forma a que fique bem moida. Dispôr a bolacha já moida num alguidar e envolvê-la, com a ajuda de uma colher de pau, na manteiga derretida. Quando estiver uma pasta formada, consistente, forrar o fundo de uma forma de tarte, com fundo amovível e reservar.
Num alguidar junta-se o leite condensado com 4 gemas e mistura-se bem com a colher de pau. Adiciona-se a raspa e o sumo de um limão. Quando estiver bem envolvido, verte-se por cima da massa de bolacha que já está na forma e vai ao forno, a 180º por 15 minutos.
Bate-se as claras em castelo e junta-se o açúcar por forma a fazer um "merengue".
Retira-se a forma do forno e adiciona-se as claras em castelo. Fazer, com a juda de uma colher de pau, uns "montes" para dar sensação de leveza. Levar novamente ao forno até as claras alourarem.
Desenformar e servir!
Tenho pena não ter uma fotografia desta tarte (a que apresento é uma fiel cópia), todavia é muito rápida e prática. Costumo usá-la como sobremesa ou quando há a programação de um café à noite. Credo! Já tenho a boca em água só de pensar nela!
Ingredientes:
1 pacote de bolacha Maria
200 gr de Manteiga derretida
1 lata de leite condensado
1 limão médio
4 ovos
3 colheres de sopa de açúcar
Preparação:
Picar na 1, 2, 3 o pacote de bolhacha Maria de forma a que fique bem moida. Dispôr a bolacha já moida num alguidar e envolvê-la, com a ajuda de uma colher de pau, na manteiga derretida. Quando estiver uma pasta formada, consistente, forrar o fundo de uma forma de tarte, com fundo amovível e reservar.
Num alguidar junta-se o leite condensado com 4 gemas e mistura-se bem com a colher de pau. Adiciona-se a raspa e o sumo de um limão. Quando estiver bem envolvido, verte-se por cima da massa de bolacha que já está na forma e vai ao forno, a 180º por 15 minutos.
Bate-se as claras em castelo e junta-se o açúcar por forma a fazer um "merengue".
Retira-se a forma do forno e adiciona-se as claras em castelo. Fazer, com a juda de uma colher de pau, uns "montes" para dar sensação de leveza. Levar novamente ao forno até as claras alourarem.
Desenformar e servir!