terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Sabores de Natal - Coscorões


Estou em casa, de molho, a recuperar de uma gripe que me atingiu... e não, não é a estirpe A, mas sim a sazonal de 2009! Já estou melhor, a gozar uns 15 dias de férias (5 de baixa e outros 5 de férias) e ontem tive uma surpresa totalmente inesperada: o meu marido entrou hoje de férias de Natal (que não estavam previstas para este ano)! A combinação não poderia ser mais que perfeita: eu de baixa e ele de férias, os dois em casa, sem nada programado e sem nada para fazer... fantástico, não é?

Então, quando não há nada para fazer, que programa planear? Uma manhã na "sornice" com o portátil em busca de receitas de Natal. Objectivo: experimentar coisas que nunca pensaríamos fazer e usar o dia de hoje como teste para quinta-feira. Resultado: aprovadíssimo!

INGREDIENTES:
para os coscorões
500 gr Farinha;
1 colher de café de Fermento;
125 gr de Açúcar;
65 gr Manteiga;
3 Ovos;
Raspa de 1/2 Limão;
50 ml de Leite.

para a calda
1/2 litro de água;
1/5 kg de açúcar.

PREPARAÇÃO:
Num alguidar colocar os ovos inteiros, o açúcar, a manteiga amolecida e a raspa do limão e mexer muito bem com uma colher de pau ou com uma colher de varetas manual. À farinha junta-se o fermento e, com as mãos, envolve-se lentamente na mistura anterior. Vai-se juntando o leite para amaciar a massa e amassa-se bem até formar uma bola, em cima da banca da cozinha. Deixar repousar durante uma hora para levedar.

A massa volta a ser trabalhada e com a ajuda de um rolo, estende-se a massa na banca até ficar uma camada muito fina. Deverá ser cortada em quadrados e por dentro deverá ter incisões.

Levar a fritar em óleo quente.

Depois de fritos, os coscorões deverão ser demolhados numa calda de açúcar em ponto que se faz com os ingredientes mencionados para fazer a calda, com o cuidado para não caramelizar demais.

2 comentários:

  1. acho que vou experimentar fazer este ano logo se vê,jinhos e Bom Natal

    ResponderEliminar
  2. Clarinha,

    Já não te comentava há algum tempo...mas é falta de tempo, nada mais. Venho sempre aqui ver as novidades!
    Em minha casa não há tradição de coscorões mas parecem-me deliciosos ;)

    Um beijinho enorme e um magnifico Natal para ti e para os teus.

    ResponderEliminar