terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Tarte Merengada de Limão


Mais uma sugestão fresca e bem docinha. Encontrei esta receita no meio dos recortes de embalagens que a minha mãe guarda, pois há sempre uma sugestão rápida, económica e fácil para surpreender as nossas visitas. Esta tarte foi feita para a sobremesa do jantar de aniversário do meu pai.

INGREDIENTES:
1 pacote e meio de Bolacha Maria;
200 gr de Margarina;
1 lata de Leite Condensado;
1 Limão;
4 Ovos (na receita original sugeriam apenas 2);
3 colheres de sopa de Açúcar.

PREPARAÇÃO:
Esmagar as bolachas na 1, 2, 3. Juntar a margarina derretida ao pó das bolachas e mexer bem. Forrar uma tarteira de fundo amovível com esta base de bolacha e pressionar bem para que fique compacta. Colocar a forma no congelador durante 30 minutos (nunca o fiz, ups!). Misturar o leite condensado com o sumo e a raspa de um limão e, quando estiver bem misturado, juntar as gemas, batendo bem. Deitar esta mistura por cima da base de bolacha da tarte e levar ao forno (180º) durante 15-20 minutos. Bater as claras em castelo juntamente com o açúcar. Deitar por cima da tarte e levar, novamente, ao forno para alourar, durante cerca de 5 minutos.



P.S. O merengue ficou sarapintado porque tive de cobrir a tarte, ainda quente. É que a menina Sassi (a minh gata) adora doces, especialmente bolos e tartes...

3 comentários:

  1. Sabes ficou linda e com um aspecto bem saboroso.
    Não sei porque é que os meus merengues abatem...hehe.
    bjssss

    ResponderEliminar
  2. Olá, já uma vez fiz esta tarte, ou melhor não foi mesmo esta mas sim a mesma receita, mas tinha limão a mais e ficou muito cítrica. Esta leva menos limão e deve ficar mais agradável, um dia destes tenho que experimentar. Obrigada.


    Salete

    ResponderEliminar