quinta-feira, 30 de abril de 2009

Tarte de Limão


Decidi dedicar um blog para partilhar as minhas receitas. Costumo ter frequentes visitas em minha casa e gosto de as honrar com um docinho ou com um petisco. Acabo sempre por divulgar a receita num papelinho ou num guardanapo, tal é o feedback positivo acerca da "comezaina". Resultado final: migalhas e louça para lavar!

Tenho pena não ter uma fotografia desta tarte (a que apresento é uma fiel cópia), todavia é muito rápida e prática. Costumo usá-la como sobremesa ou quando há a programação de um café à noite. Credo! Já tenho a boca em água só de pensar nela!

Ingredientes:
1 pacote de bolacha Maria
200 gr de Manteiga derretida
1 lata de leite condensado
1 limão médio
4 ovos
3 colheres de sopa de açúcar

Preparação:
Picar na 1, 2, 3 o pacote de bolhacha Maria de forma a que fique bem moida. Dispôr a bolacha já moida num alguidar e envolvê-la, com a ajuda de uma colher de pau, na manteiga derretida. Quando estiver uma pasta formada, consistente, forrar o fundo de uma forma de tarte, com fundo amovível e reservar.
Num alguidar junta-se o leite condensado com 4 gemas e mistura-se bem com a colher de pau. Adiciona-se a raspa e o sumo de um limão. Quando estiver bem envolvido, verte-se por cima da massa de bolacha que já está na forma e vai ao forno, a 180º por 15 minutos.
Bate-se as claras em castelo e junta-se o açúcar por forma a fazer um "merengue".
Retira-se a forma do forno e adiciona-se as claras em castelo. Fazer, com a juda de uma colher de pau, uns "montes" para dar sensação de leveza. Levar novamente ao forno até as claras alourarem.
Desenformar e servir!