sábado, 17 de julho de 2010

Telas para a Cozinha

Para além dos cozinhados, como já devem ter reparado, eu adoro fazer trabalhos manuais com aproveitamento de materiais que, aparentemente, já não servem. Eu adoro visitar a secção de oportunidades das lojas porque, por vezes, encontra-se coisas bem giras, que poderão adaptar-se às nossas necessidades.

Numa ida ao IKEA, na secção das oportunidades, encontrei um retalho de um tecido que adorei, assim que o vi. Pelo preço, quase um metro por 0,50€, não hesitei em pegar nele, pensando nas inúmeras possibilidades de adaptação.

A minha cozinha é cinzenta e, para lhe dar um pouco de cor, coloquei uma passadeira verde e um tapete verde (na pia da louça). Ainda tenho uns vazinhos na mesma cor e uns apontamentos de decoração. Como detesto os azulejos, queria alguma solução para as paredes, no entanto, estava definitivamente fora de questão fazer furos, pois não tenciono fazer obras tão cedo e arrepender-me-ia se tivesse algum quadro pendurado (eu adoro mudar as coisas com frequência).

Resultado, três pequenas telas, tachinas para pregar na madeira, tecido e cola dupla-face fizeram isto:








Gostam? Ainda deu para aproveitar para outras coisas que oportunamente mostrarei.





sexta-feira, 9 de julho de 2010

Bolo de Iogurte com Oreos


A nutricionista do Colégio do meu sobrinho mais velho, esteve a dar umas dicas aos pais sobre alimentação saudável na infância. Entre muitas perguntas e respostas, exposições de casos concretos, houve um espaço onde se falou dos ditos "alimentos proibidos". Entre coca-cola, kinders (é preferível comer um quadrado de chocolate de leite da Nestlé, por exemplo), batatas fritas e outros venenos, surgiu a bolacha Oreo. Disse, a senhora entendida da matéria, que a Oreo, além do enorme valor calórico, é muito prejudicial aos dentes, porque cola-se ao esmalte e dificilmente sai numa primeira lavagem... perguntei ao meu Estomatologista, que confirmou a tese... como o meu sobrinho vem cá para casa com alguma frequência, tenho algumas "guloseimas" na despensa para ele: nestum mel, chocapic, bolacha maria, e... OREOS!!!
Ai de mim, depois de ter ouvido aquilo tudo, voltar a oferecer as ditas ao puto!!! Como o lixo está sempre fora de questão, passou-me pela ideia cozinhar a bolacha... mas como?!?
Num dos dias em que o meu sobrinho esteve cá, pediu-me para fazer um bolo com ele. O M., apesar dos seus 3 anos, já serve como ajudante de cozinha! Dá gosto vê-lo a bater a massa, a entornar para dentro do alguidar os ingredientes que eu lhe dou, a meter o dedo para provar a mistela, enfim... vai daí fez-se luz! Como a criança não ia comer o bolo porque os pais estavam quase a chegar, decidi adaptar a receita do Bolo de Iogurte às Oreo.
INGREDIENTES:
1 Iogurte Natural;
4 Medidas de farinha;
4 Medidas de açúcar;
4 Ovos;
1/2 Medida de óleo de girassol ou amendoim;
BolachasOreo trituradas na picadora
* a medida é o copo do Iogurte
PREPARAÇÃO:
Num alguidar juntam-se os ovos inteiros, o açúcar e o Iogurte. Mexe-se bem com a batedeira. Junta-se a farinha, o óleo e as Oreos trituradas.Volta-se a mexer, vigorosamente, até a massa mostrar umas bolhas de ar.
Unta-se uma forma de chaminé com manteiga e farinha, despeja-se a massa e vai ao forno, previamente aquecido, a 180º, durante 30 minutos (fazer o teste do palito para ver se já cozeu).
Ficou óptimo, mas como soube a triste história destas "galletas", tenho certeza que nunca mais repetirei esta receita em bom nome da minha saúde oral!!!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Tarte de Côco

Realmente eu pedi e implorei pelo Verão. Meti a cunha ao S. Pedro para se deixar de tretas e acabar com a brincadeirinha de trocar as estações do ano... parece que resultou! Agora, peço ao S. Pedro, se não estiver a abusar, que se lembre novamente de mim quando estiver a gozar as minhas merecidas e tão longínquas férias, lá para Setembro, tá?

Mais uma receita S&R (ou seja, Simples & Rápida), para aproveitamento de ingredientes e que saíu da cabecinha aqui da Je (de certeza que alguém já fez uma igual ou parecisa...).

INGREDIENTES:
1 Base de massa folhada de compra;
1 Pacote de côco ralado;
1 Lata de leite condensado;
1 Iogurte natural.

PREPARAÇÃO:
Colocar a base de massa folhada numa tarteira ou forma de fundo amovível. Picar a base com um garfo.
Juntar todos os restantes ingredientes no liquidificador e bater bem até formar uma pasta consistente. Deitar sobre a base de massa folhada e levar ao forno durante 20 minutos. Servir fria e com uma bola de gelado como sugestão de acompanhamento.

sábado, 3 de julho de 2010

Mousse de Kiwi (Quivi)


Neste fim-de-semana vão aumentar as temperaturas pelo país fora e o sol vai imperar, por isso, nada como uma mousse de quivi, fresca e nada doce para se comer à sobremesa, após um almoço em família. Mais uma vez, é muito fácil de fazer e rápida. O que demora é a sua estadia no frigorífico para refrescar bem.
INGREDIENTES:
7 Quivis maduros;
1 Lata de leite condensado;
2 Folhas de gelatina;
1 Iogurte natural.
PREPARAÇÃO:
Descascar 6 quivis, cortá-los em rodelas e colocar no copo do liquidificador. Demolhar as folhas de gelatina em água. Juntar aos quivis o iogurte natural e o leite condensado. Misturar grosseiramente no programa mais lento do electrodoméstico. Adicionar a gelatina demolhada e triturar tudo durante 10 minutos no liquidificador, na potência máxima.
Levar ao frigorífico durante, pelo menos, duas horas para ficar bem fresco (não levar ao congelador, porque assim irá perder a consistência - experiência própria...). Decorar a gosto com o quivi de reserva.
Espero que gostem!
P.S. tal como o quivi, esta sobremesa é um pouco "arisca", ou seja, um pouco ácida ao gosto.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Fofinhos de presunto e queijo


Eu tenho a sensação que no meio "bloguístico" devo ser conhecida como a cozinheira do desenrasca... mas, é certo que adoro receitas rápidas e que não me tomem muito tempo, principalmente depois de um dia estafante de trabalho. Para receitas mais elaboradas só ao fim de semana, contudo, como tenho andado a 200 à hora, nem o fim de semana se aproveita para a cozinha...
No seguimento daquela receita da Tarte de Chocolate para visitas inesperadas, surgiu esta receita, que combina muito bem como entrada de uma refeição. É super rápida e fácil de se fazer, ora vejam:
INGREDIENTES:
1 base de massa folhada/quebrada (eu usei folhada);
Presunto fatiado;
Queijo emental ralado fresco.
PREPARAÇÃO:
Estender a base de massa folhada no balcão. Cortá-la em quadrados pequenos. Cortar as fatias de presunto em bocados pequeninos e colocar cerca de 4 a 5 bocadinhos em cada quadrado de massa folhada. Levar ao forno a 180º, numa forma de alumínio, durante 15 minutos (ou até a massa ficar douradinha). Colocar o queijo ralado por cima do presunto e deixar no forno desligado por mais 5 minutos para derreter.