terça-feira, 18 de agosto de 2009

Cougettes rechadas


Bem, parece que o recheio chegou e ficou.
Tinha umas courgettes no meu frigo a estragerem-se e como o meu marido detesta este legume cru ou mal cozido, vai daí tive a ideia de o disfarçar entre atum, queijo e alguns aromas de ervas que utilizo frequentemente.

É uma óptima receita para estes dias quentes de Verão, fácil de fazer e que enche a barriguita!

INGREDIENTES:
1 Courgette grande;
3 Latas de atum;
1 Colher de sobremesa de Azeite;
Sal, orégãos, malagueta e alho em pó q.b.;
Queijo emmental ralado.

PREPARAÇÃO:
Corta-se a courgette ao meio, por forma a ficarem duas metades em forma de barco. Retira-se o miolo da courgette com a ajuda de uma faca e de uma colher de sobremesa e reserva-se.

Numa frigideira ou wok deita-se um pouco de azeite e quando este estiver bem quente, coloca-se o miolo da cougette, partido em bocados pequenos. Tempera-se com o sal, os orégãos, a malagueta e o alho em pó.

Quando o vegetal estiver cozido, acresecenta-se o atum e deixa-se apurar o sabor.

Rechear as metades das cascas da cougette com o preparado anterior e colocar por cima o queijo ralado. Levar ao Micro-ondas para derreter e servir.

Bom apetite!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Lulas recheadas com carne


Não sabia que ficava tão bem rechear as lulas com carne. Sempre vi as ditas "entupidas" com marisco, peixe ou com legumes, mas carne? Nunca me havia passado pela ideia. Comi pela primeira vez este petisco em casa dos meus sogros. Pelos vistos é uma receita muito comum aqui pelo Porto (uma vez que a minha mãe é transmontana e era ela que cozinhava lá em casa, estou habituada a outro tipo de pratos), vai daí, decidi fazer uma surpresa ao meu marido e presenteá-lo com este prato que ele tanto gosta.

Et voilá... os passitos:

INGREDIENTES:
(para fazer a carne picada)
1 Embalagem de carne picada de vaca (ou então guisar carne e depois picá-la);
1/2 chouriço corrente picado;
1 Cebola pequena;
3 Dentes de alho;
Azeite q.b.;
Orégãos, alecrim e sal q.b.;
2 Colheres de sopa de vinho branco;
1 Folha de louro.

(para fazer as lulas)
10 lulas médias inteiras (para 2 pessoas);
1 Cebola pequena;
3 Dentes de alho;
Azeite q.b.;
Orégãos, alecrim e sal q.b.;
2 Colheres de sopa de vinho branco;
1 Folha de louro;
2 Tomates médios, bem maduros (ou então polpa de tomate);
Palitos, tantos quanto o número de lulas.

PREPARAÇÃO:
Numa panela faz-se um refogado com o azeite, a cebola e o alho picados na 1,2,3, os orégãos, o alecrim e a folha de louro. Quando a cebola estiver lourinha juntar o vinho branco. Acrescentar a carne picada e o chouriço picado e deixar cozinhar. Quando estiver pronto, retirar da panela, colocar num prato ou tabuleiro para arrefecer.



Entretanto, arranjar as lulas retirando os tentáculos, o ferrão e a "espinha". Lavá-las e reservar. Quando a carne estiver fria, rechear as lulas com esse preparado e fechar com a ajuda de um palito.
Num tacho, volta-se a fazer um refogado com o azeite, a cebola e o alho picados na 1,2,3, os orégãos, o alecrim e a folha de louro. Quando a cebola estiver lourinha juntar o vinho branco e o tomate picado. Deixar cozinhar um pouco. Quem quiser poderá passar a varinha mágica para triturar o molho. Colocar as lulas recheadas e os tentáculos e deixar cozinhar por 15 minutos aproximadamente.

Servir com arroz branco, acompanhado com uma salada de rucula.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O meu mangerico


Estou toda orgulhosa... vou mostrar-vos o meu mangerico. Comprei-o num supermercado, uns dias antes do S. João. Não sei o que me parece o festejo desse Santo Popular sem esta erva aromática, vai daí, mesmo sabendo das minhas anteriores experiências frustradas (falta ou excesso de zelo pela planta, que secava uma semana depois), decidi comprar a dita por 0,50€. Perdida por 100, perdida por mil, pensei eu com o vaso na mão... vou tentar mais uma vez.

Aqui está, o meu mangerico, enorme, imponente e frondoso, que faz inveja aos colegas nos parapeitos das janelas vizinhas...



Cuidados? Rego-o 1 vez por dia (ou de manhã, ou ao fim da tarde) no pratinho do vaso, que agora se transformou num alguidar de louça; apenas o mudei de vaso uma vez, para um de maior capacidade, pois o anterior estava a abarrotar...

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Mais algumas dicas culinárias...

Encontrei aqui alguns truques culinários, dos quais destaco:

Tacho sem Comida Agarrada
Existe um truque muito eficaz para eliminar os restos de comida que ficam agarrados ao fundo do tacho. Encha-o com água quente e junte um punhado de sal. Deixa actuar durante alguns minutos e lave-o com um esfregão de aço inoxidável.

Tarte de Maçã Deliciosa
Da próxima vez que confeccionar uma tarte de maçã experimente colocar a fruta, já descascada e cortada, de molho em vinho branco 30 minutos antes de colocá-la sobre a massa. Vai ver que fica mais saborosa.

Natas Perfeitas
Coloque a tigela onde vai bater as natas no frigorífico 30 minutos antes de utilizá-la. As natas devem estar bem frias para que possam ganhar consistência mas, se pretender que adquiram um maior volume, acrescente algumas gotas de sumo de limão.

Desenformar Gelatina
Mergulhe a forma que contém a gelatina, durante alguns segundos, em água muito quente. Se mesmo assim tiver dificuldade em desenformá-la, coloque o recipiente sobre um prato de servir e tape-o durante alguns minutos com um pano quente.

Moldar Almôndegas
Há um truque fácil e eficaz para evitar que a carne se agarre aos dedos, que consiste em molhar as mãos em água antes de começar a moldar as almôndegas. Para conservá-las redondas, coloque-as no frigorífico 10 minutos antes de fritá-las.

Conservar Bolachas
Quando abrir um pacote de bolachas e não o consumir por inteiro, não deixe que as restantes amoleçam. Assim, envolva-as em papel de alumínio e guarde-as no frigorífico, na gaveta dos vegetais. Deste modo continuarão deliciosas e crocantes.

Recuperar Batatas Fritas
Se, por vezes, ao fritar batatas estas ficarem moles, não as deite fora. Forre um recipiente tipo pirex com uma folha de papel absorvente, espalhe 50g de batatas fritas e leve ao microondas por cerca de 20 a 50 seg na potência máxima. Retire e deixe repousar 5 minutos antes de servir.

Manter a Farinha Fresca
Este alimento deve ser conservado consoante o seu tipo. A farinha de trigo deve ser guardada num local frio e seco durante 6 meses mas, se se tratar de farinha com fermento, conserve-a apenas durante 3 meses nas mesmas condições.

Congelar Melão
Se este é um dos seus frutos preferidos e gosta de saboreá-lo em outras alturas do ano, saiba que pode congelá-lo. Descasque-o, regue a polpa com sumo de limão e embrulhe em película aderente ou papel de alumínio. De seguida, coloque no congelador.