sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Fatias de Courgette com Bacon





Mais uma receita inspirada na Mafalda Pinto Leite, óptima para se levar para um pic-nic ou para a praia. Fácil de confeccionar, com os ingredientes que costumamos ter no frigorífico.

INGREDIENTES:
5 ovos;
1 chávena de farinha com fermento;
375g (2 médias) de courgette, raladas;
2 cenouras raladas;1 cebola bem picada;
200g de fatias finas de bacon, picadas;
1 chávena de queijo cheddar (usei emmental ralado);
¼ chávena de óleo vegetal (usei azeite).

PREPARAÇÃO:
Aqueça previamente o forno a 170º. Forre uma forma quadrada (20cm) com papel vegetal.
Numa frigideira coloque o azeite e a cebola a regofar (eu acrescentei alho). Quando a cebola ficar transparente coloque o bacon a alourar.
Numa tigela grande bata os ovos, junte a courgette e a cenoura. Acrescente e misture a cebola e o bacon alourados, o queijo e a farinha. Envolva muito bem. Deite a massa na forma preparada e leve ao forno por 30 minutos ou até ficar cozinhado. Deixe arrefecer antes de cortar em quadrados.

NOTA: pode-se substituir o bacon por fiambre aos cubos, carne assada, frango, perú... o que a imaginação deixar.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Salmão Assado com Limão


Através de umas dicas de uma nutricionista, aprendi a fazer assados mais saudáveis, conservando nutrientes e apurando o paladar. Trata-se dos assados em estufa. Poupa-se electricidade, pois assa mais rapidamente, conserva nutrientes e sabores e não suja o forno. O único inconveniente é a falha de reciclagem do papel de alumínio, contaminado pela gordura...

INGREDIENTES:
2 lombos de salmão;
2 colheres de sopa de azeite;
1 limão cortado em rodelas;
Oregãos, alecrim, piri-piri seco e sal q.b. 
Folha de alumínio.

PREPARAÇÃO:
Pré-aquecer o forno a 180º. Forrar o fundo de um pyrex com folha de alumínio, deixando uma margem de fora para ambos os lados. Colocar os lombos e temperá-los com os oregãos, o alecrim, o prir-piri seco e o sal. Regar com o azeite. Cortar o limão em rodelas e colocar por cima dos lombos. Embrulhar os lombos de salmão com o alumínio deixando uma bolsa de ar para poder assar em estufa. Levar ao forno por 15 minutos.
Servir com batatinhas cozidas com molho verde e uma salada de alface e cenoura.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Espetadas de Perú com Puré de Grão de Bico


Estou de férias (ufa, estava a ver que nunca mais chegavam...), por isso deixei esta receita agendada.
É uma receita muito fácil e rápida de se fazer, com um acompanhamento diferente da batata ou do arroz. O acompanhamento deve ser feito quando há verdadeiros apreciadores de grão-de-bico, porque o seu sabor intenso pode não ser aprazível a todos os paladares.

INGREDIENTES:
4 espetadas de perú;
Massa de alho;
2 latas de grão de bico cozido;
3 colheres sopa de polpa de tomate;
Sal, oregãos, piri-piri seco, tomilho;
1 clara em castelo;
leite q.b.;
2 colheres de sopa de azeite.

PREPARAÇÃO:
Temperar as espetadas de perú com massa de alho a gosto. Grelhar em lume brando.
Ralar no robot de cozinha ou no passe-vite o grão de bico. Colocá-lo num tacho com azeite e levá-lo a lume brando para aquecer. Acrescentar a polpa de tomate, os orégãos, o sal, o piri-piri seco e o tomilho. Se o puré estiver muito duro, acrescentar um pouco de leite até ficar mais fofo. Bater uma clara em castelo e adicionar ao puré que entretanto se retirou do lume.
Servir com uma salada como acompanhamento.


segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Tarte de Chocolate com Framboesas


Antes de ir de férias, deixo-vos uma receita da Mafalda Pinto Leite, adaptada por mim. Trata-se da tarte de chocolate com framboesas (douradas). É óptima, deliciosa, de comer e chorar por mais.

INGREDIENTES:
1 base de massa quebrada;
180g de manteiga sem sal;
1 tablete de chocolate de culinária;
3 ovos;
1 chávena de açúcar;
1/4 chávena de café expresso;
2/3 chávena de amêndoas moídas;
1 cuvete de framboesas douradas (usei normais);
Açúcar em pó para decorar.

PREPARAÇÃO:
Aquecer o forno a 180º. Esticar a massa e colocar numa forma de tarte com o fundo removível. Colocar no frigorifico por 20 minutos ou até ficar firme. Picar a base com um garfo e levar ao forno por 15 minutos (com feijões secos para ganhar forma, como demonstra a imagem) ou até começar a ficar dourada. Retirar do forno e deixe arrefecer antes de rechear.


Entretanto comece por fazer o recheio, derretendo a manteiga e o chocolate numa tigela em banho-maria. Retire do lume e adicione o açúcar,  misturando. Separe os ovos, colocando as gemas uma a uma na tigela com o chocolate e as claras noutra tigela.
Misture bem as gemas na mistura de chocolate e junte o café e as amêndoas.
Bata as claras em castelo e incorpore delicadamente com o chocolate. deite a mistura para dentro da tarte arrefecida. Polvilhe com as framboesas, pressionando ligeiramente para ficarem um pouco submersas. Leve ao forno por 30 minutos ou até ficar com o exterior duro mas não completamente firme no interior. Retire do forno e deixe arrefecer ligeiramente antes de servir. Polvilhe com açúcar em pó se desejar.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Compota/Doce de Ameixa


Este ano houve muita ameixa cá por casa. Como estavam estupidamente maduras para se comerem numa tarde (eu tinha cerca de meio saco de plástico delas...), uma parte delas foram comidas à guloso. Os dias seguintes foram passados perto da casa de banho, não fosse o diabo tecê-las...
Às que sobraram, descaroçei-as, tirei a pele e pesei. Tinham um quilo certinho. Mandam as regras das compotas que se deve adicionar o mesmo peso em açúcar, ou seja, 1Kg.
Numa panela funda coloquei a fruta já preparada (1Kg), o açúcar (1Kg), sumo de meio limão (para evitar o tão temido bolor), e um pau de canela, para tirar o excessivo sabor a doce. Deixar cozer tudo durante meia-hora em lume médio. Retira-se do lume quando fizer ponto estrada. Para quem gosta, como o meu caso, passar pela varinha mágica. 
Esterilizar os frascos onde se vai guardar o doce na máquina da louça (eu usei a velha técnica da panela com água a ferver, como não tenho cão, caço com gato...), enchê-los com o doce de ameixa e saborear o paladar.