Ontem a ementa seria Picanha... quando cheguei a casa para a cozinhar, reparei que a carne se tinha estragado, tal era o cheiro que emanava :( Fico furiosa quando isso me acontece, principalmente quando estamos a falar de coisas caríssimas e que só se podem comer de longe a longe. Enfurecida e sem nada descongelado tive de dar asas à imaginação.
Tinha planos de fazer pão na minha nova máquina e foi aí que se acendeu a lâmpada de génio: a minha mãe ofereceu-me metade de uma farinha de pão branco que não tinha gostado, vai daí, só precisava de fatias de bacon, fiambre e queijo para fazer uns pãezinhos recheados... rica ideia!
Fui buscar a minha escrava (MFP) e programei-a para fazer "Massa". Introduzi os ingredientes de acordo com as instruções da marca e... voilá! Massa prontinha a tempo para fazer o petisco.
INGREDIENTES:
500 gr Farinha para pão branco (usei marca Lidl);
360 ml de água morna;
1/2 colher de chá de sal;
1 colher de sopa de azeite;
Queijo, fiambre e bacon fatiado.
PREPARAÇÃO:
Colocar na cuba da MFP os ingredientes na seguinte ordem: água, azeite, sal e farinha.
Programar a máquina para "MASSA"; quando acabar, polvilhar com farinha a área de trabalho para trabalhar a massa (leia-se estender e cortar) e não haver o risco de colar.
Dispôr os ingredientes conforme as imagens, enrolar, colocar numa forma polvilhada com farinha e levar ao forno pré-aquecido a 180º por 15 minutos.
Estava óptimo e o meu marido elogiou... diz que se lembra do famoso pão com chouriço da Queima (só faltava serem cozidos em forno de lenha). Sem dúvida uma receita a repetir :D
PS: ainda sobrou um para comer hoje... e quem chega primeiro a casa, quem é??? EU :D