quarta-feira, 20 de maio de 2009

Ravioli

Ora, mais uma experiência feita ao jantar de ontem. Comprei ravioli fresco num supermercado e devo dizer que daquela marca jamais! Tinham uma amostra de carne como recheio e o tempero dessa carne era... muito desagradável. O que valeu foi o molho de tomate que fiz.

Para quem consegue arranjar ravioli em condições, aqui fica a receita:

INGREDIENTES (para 2 pessoas):

Ravioli fresco (de boa qualidade);
1 cebola média;
3 dentes de alho;
2 colheres de sopa de azeite;
4 colheres de sopa de espumante ou moscatel;
2 colheres de sopa de polpa de tomate;
Louro, orégãos e alecrim q.b.
Queijo emental ralado q.b.
Coentros frescos q.b.

PREPARAÇÃO:

Coloca-se o azeite, a cebola e os alhos picados de forma miudinha, o alecrim, a folha de louro e os orégãos a refogar num tacho. Quando a cebola estiver alourada, acrescenta-se o espumante (ou moscatel) e deixa-se evaporar o álcool por 5 minutos; de seguida colocar a polpa de tomate e deixar cozer um pouco. Acrescentar o ravioli fresco e deixar cozinhar por 15 minutos, mexendo de vez em quando para não colar ao fundo.

Servir polvilhado de queijo emental ralado e coentros frescos.




Dica: eu não costumo colocar água nos molhos de tomate, gosto assim, molho "sumido"

P.S. a imagem não é minha, mas o aspecto com que ficou é exactamente o mesmo!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Salada de Rúcula

Aqui vai mais um petisco de Verão. Costumo fazê-la nos dias quentes de Junho a Setembro, ao jantar, por ser uma refeição leve e que acompanha como sobremesa um crepe com gelado.


INGRDIENTES:

Rúcula (costumo comprar um saco com rúcula pré lavada no supermercado);
Amêndoa com pele salgada;
Queijo fresco;
Ananás ou maçã aos cubos;
Azeite e Vinagre q.b.


PREPARAÇÃO:

Apesar de saber que a rúcula já vem lavada, coloco-a num alguidar e lavo-a novamente. Para meninas que estejam grávidas, poderão adicionar à água da lavagem duas colheres de sopa de vinagre e deixar actuar durante 15 minutos, para matar os bicharocos que porventura poderão habitar o vegetal.

Dispôr as folhas numa tijela para saladas e juntar as amêndoas com pele salgadas. Adicionar o queijo fresco e o ananás. Temperar com azeite e vinagre.



DICA: em vez do tempero de azeite e vinagre, pode optar-se por uma mistura de maionaise com uma pitadinha de mostarda, maionaise simples ou molho de alho.

Pizza de Ananás

Para quem criou este blog com o objectivo de divulgar as receitas que vai fazendo, em nada faz jus ao nome só haver apenas uma publicada.

Pois bem, aqui fica a minha pizza de ananás que faço quando há pouco tempo para fazer o jantar.

INGREDIENTES:
1 pizza grande "marguerita"
Ananás em calda q.b.
Queijo emental ralado, q.b.
Fiambre da perna q.b.
Orégãos q.b.

PREPARAÇÃO:

Sem deixar descongelar a pizza previamente comprada, dispôr o queijo ralado ao gosto pessoal; colocar o ananás e o fiambre e por fim polvilhar com orégãos. Vai ao forno a 200º durante 15 minutos.

Sugestão: quem gostar poderá adicionar cebola e azeitonas.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Sobremesa de Pão de Ló

Na Páscoa comprei um pão de ló num hipermercado e foi uma PORCARIA!!! Posso dizer-vos que nunca comi um pão de ló tão mau na minha vida... não sabia a nada, era muito seco (ainda mais que o pão de ló normal) e a cor do seu interior estava tão pálida que duvidamos sobre a utilização de ovos na confecção do mesmo.
Mãos à obra, para não desperdiçar comida resolvi fazer uma sobremesa de pão de ló!

INGREDIENTES:
Pão de ló (usei metade, que foi o que sobrou)
1 lata de leite condensado cozido
2 pacotes de natas
café q.b.
açúcar q.b.
bolacha Maria q.b.

PREPARAÇÃO:
Cortar o pão de ló em fatias finas (+/- 1 cm de espessura) e dipor no fundo de uma travessa de pyrex rectangular. Quando o fundo estiver preenchido com uma camada de pão de ló, encharcá-lo, com a ajuda de um pincel, de café previamente feito. Cobrir com uma camada de leite condensado cozido (deitar a totalidade do conteúdo da lata). Dispõr, por cima, outra camada de fatias de pão de ló e voltar a encharcá-las de café. À parte bater os dois pacotes de natas com o açúcar a gosto até ficarem consistentes para cobrir a última camada de pão de ló.
Enfeitar com pingos de café e bolacha Maria moída grosseiramente.
Levar ao frigorífico por meia hora (1 hora aconselhável) antes de servir.

Ficou mesmo boa, o Q. adorou e foi bem mais depressa que o pão de ló!!!
Quanto à foto... não consegui tirá-la a tempo, a sobremesa foi-se num instantinho, mas prometo colocá-la aqui quando repetir a receita!