domingo, 21 de novembro de 2010

Cabazes de Natal # 4


(imagem retirada daqui)

TRUFAS DE CHOCOLATE
(receita retirada daqui)
NOTA: convém fazer esta receita no dia anterior à oferta e embrulhar na Véspera de Natal.

INGREDIENTES:
Açúcar em pó: 100g 
Manteiga: 100g
Vinho do porto (facultativo): 2 c. sopa
Tablete chocolate:1
Natas: 1 dl 
Granulado de chocolate para enfeitar.

PREPARAÇÃO:
Cortar a barra de chocolate em pedacinhos, juntar a manteiga e levar ao microondas na potência média durante 4 minutos. Retirar, colocar numa tigela e mexer bem. Juntar o açúcar, as natas e o vinho do Porto; mexer bem; colocar no frio até solidificar.
Moldar bolinhas com a mistura e colocá-las no frio até ficarem duras; passar pelo granulado de chocolate e colocar, novamente, no frio até ao momento de embrulhar.

sábado, 20 de novembro de 2010

Cabazes de Natal # 3

(Imagem retirada daqui)

PASTA DE AZEITONAS

Retirei esta receita daqui... fica deliciosa!

INGREDIENTES:
1 lata de azeitonas sem casca
1 colher de sobremesa de azeite virgem
1 colher de sobremesa de vinagre balsâmico
Sal q.b
Orégãos secos q.b
 
PREPARAÇÃO:
Juntam-se todos os ingredientes num copo e bate-se com a varinha mágica.
 
Com imaginação poder-se-á compor o prato com a pasta de azeitona e as tostas à volta.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cabazes de Natal # 2

Os cabazes de Natal não ficam propriamente baratos. Há produtos per si que são mais caros, como o caso do mel e das nozes, do queijo de cabra (compro do melhor) e as embalagens onde vamos colocar esses miminhos "gourmet". Os frascos, boiões e garrafinhas foram comprados na "Casa". As caixas para colocar os frascos ainda não foram compradas, uma vez que ainda ando em prospecção de mercado. Depois ainda tenho que me preocupar com a decoração dos mesmos (certo que vou utilizar o que tenho por casa).

Para quem pediu, aqui ficam as dicas para o mel com nozes e o queijo de cabra em azeite. São coisas muito simples de preparar.

Esterilizar os frascos na máquina da louça ou deixá-los 5 minutos a ferver em água no fogão (como se faz com os biberões). Limpar bem com um pano limpo. Encher 3/4 do boião com mel e preencher o restante 1/4 com nozes (eu coloco metades inteiras da noz). Fechar o boião e guardar em sítio fresco, seco e sem luz directa do sol. Para o queijo de cabra, escolher um de boa marca (eu usei Palhais) e cortá-lo em cubos. Deitar no frasco esterilizado. Encher com azeite e aromatizar com orégãos e alecrim. Da mesma forma, guardar em local seco, fresco e sem luz directa do sol.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Cabazes de Natal

Esta publicação não irá ter fotografia, pelo menos para já. Estou a falar dos cabazes de Natal que estou a fazer para oferecer à família mais próxima.
Já tenho feito:
*mel com nozes;
*pasta de azeitonas pretas;
*sal aromatizado com alecrim, orégãos e tomilho;
*azeite aromatizado com alecrim e orégãos;
*queijo de cabra em azeite.

Ainda vou fazer marmelada e trufas de chocolate!

Beijinhos ;)

sábado, 13 de novembro de 2010

Caixa para Chás #2

Lembram-se deste desafio???

Pois, demorou, mas está quase, quase concluído.

Comecei pela parte mais difícil que foi a remoção da tinta velha. A pessoa que fez o trabalho anterior não aplicou nenhum tratamento na madeira, nem lixou a caixa, conclusão, pegou nela e pintou-a directamente com uma tinta tipo guache. Para lixá-la vi-me grega, mesmo! Nem com a máquina lá foi. Nenhum decapante funcionou. Foi o desafio mais difícil que me obrigou a arregaçar as mangas e a transpirar muito, já que por diversas vezes tive vontade de desistir e deitar tudo ao lixo... mas algo me dizia para ter calma e dia após dia, empenhar um pouco do meu tempo em tão árdua tarefa.

E assim se transformou a caixinha de chás! Tchanan!


Como não consegui lixar o interior daquele rendilhado, nem com o pincel consegui pintar aqueles "entre-meios", fui obrigada a pensar numa solução para tapar aquilo. Voilá! Por dentro apliquei uma tira de papel de parede e por fora um pouco de serapilheira.

(parte interior)

(parte exterior com a supervisão cerradíssima da Nala)


E aqui está o resultado (quase final). O próximo passo será comprar umas ferragens novas, já que estraguei as anteriores ao limpar o metal com diluente...

Aguardem o "take 3" com as ferragens e a respectiva etiqueta!

PS: sinto-me vitoriosa nesta tarefa ;)

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Marmelada


Eu sempre disse que nunca na vida faria marmelada, isto porque pensava eu ser muito difícil, uma vez que a minha mãe passava tardes inteiras de domingo a confeccioná-la. Na verdade, nunca havia percebido muito bem como se procedia neste receita. Até chegarem cá a casa os primeiros 2 Kg de marmelos!!!
Telefonei à minha mãe para lhe pedir ajuda... claro que do outro lado só ouvia risos e comentários do género "nunca digas nunca, minha filha".
Fiquei a saber que há duas formas diferentes de se fazer, utilizando eu a mais fácil e rápida.

PREPARAÇÃO:
Comecei por descascar os marmelos e removi o seu caroço. Reservei estes restos para fazer geleia. Pesei o fruto e deitei-o para uma panela. Coloquei o mesmo peso da fruta em açúcar e levei ao fogão a média temperatura. Ficou a cozer cerca de 30 minutos (os próximos vou fazê-los na panela de pressão, porque além de ser mais rápido, poupa-se mais energia). Retirar a panela do fogão e ralar tudo com a varinha mágica.
Deitar em tigelas. Recortar círculos de papel vegetal com o mesmo tamanho da boca da tigela, mergulhar o papel em aguardente e tapar a marmelada. Deixar uns dias ao sol para corar. 

Ficou bem consistente e óptima. Nos dias seguintes à cozedura fiquei com o cheirinho a marmelada cá em casa. Foi bom relembrar-me dos dias de escola, em que chegava a casa depois das 16h e tinha um pão com marmelada para lanchar... ai nostalgia...

Quanto à geleia... bem aí saí-me um desastre!!! Cozi as peles e os caroços; pesei a água e adicionei o mesmo peso em açúcar, mas acho que deixei demasiado tempo no lume porque quando arrefeceu parecia... um rebuçado da Régua gigante!! Direitinho para o lixo.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Bolo da Caneca


Fiz. É bom para matar desejos repentinos. Demora 5 minutos. Já muita gente o conhece... mas, continuo a preferir aqueles que são feitos de forma tradicional, onde despejamos trabalho, carinho e dedicação.

INGREDIENTES:
1 Ovo;
4 colheres de sopa de Leite;
3 colheres de sopa de Óleo/manteiga derretida;
2 colheres de sopa rasas de Chocolate em pó;
4 colheres de sopa rasas de Açúcar;
4 colheres de sopa rasas de Farinha de trigo; 
1 colher de café de Fermento em pó.

PREPARAÇÃO:
Colocar o ovo na caneca e bater bem com um garfo. Acrescentar o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bater mais. Acrescentar a farinha e o fermento e mexer delicadamente até envolver. 
Levar por 3 minutos ao microondas na máxima potência. 

NOTA: A caneca deverá ter uma capacidade de 300 ml; A colher (sopa) da farinha, do chocolate e do açúcar são rasas. Se se colocar mais do que a colher (sopa), o bolo vai ficar duro; Se se desejar desenformar da caneca, unte uma outra caneca com margarina e farinha de trigo, coloque a massa e leve o bolo a assar; Pode-se servir este bolo com sorvete.

sábado, 6 de novembro de 2010

Bolo de Laranja, versão Iogurte


Já repararam, certamente, que faço algumas variações do tradicional bolo de iogurte. Por ser uma receita de um bolo fresco e húmido, vou experimentando alternativas novas. Desta vez, estava com  o meu sobrinho. Como não sabia muito bem o que fazer com ele nessa tarde chuvosa e apetecendo-lhe comer um bolo ao lanche, decidi experimentar esta receita Fácil&Rápida.

INGREDIENTES:
1 Iogurte natural;
4 ou 6 ovos (eu uso 4);
3 medidas de farinha;
3 medidas de açucar;
1 colher de chá de fermento;
1/2 medida de manteiga derretida/óleo;
1 laranja raspada e respectivo sumo;
farinha e manteiga para untar a forma.

PREPARAÇÃO:
Despeja-se o conteúdo do iogurte natural para um alguidar. Junta-se o açúcar e mexe-se bem. Adicionam-se os ovos, uma a um, continuando a mexer com as varetas. Acrescenta-se a farinha e o fermento, a manteiga derretida/óleo e, por fim a raspa e o sumo da laranja. Mexer durante uns 5 minutos, aproximadamente, para que todos os ingredientes se envolvam bem e para que a massa fique mais fofinha. Leva-se ao forno pré-aquecido a 180º graus, em forma de chaminé untada com manteiga e farinha. 

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Aproveitar as sobras - Quiche de carnes fumadas com rebentos de soja


No seguimento da anterior publicação, esta receita também foi pensada para aproveitar os restos que sobraram da festa de aniversário. Tinha fiambre, bacon, massa quebrada, paio fumado e ovos quanto baste para usar antes que fossem para o lixo. Aproveitei, também, uma lata de rebentos de soja que já parava na despensa há bastante tempo.

INGREDIENTES:
1 base de massa quebrada;
Fiambre;
Paio fumado;
Bacon;
1 lata de rebentos de soja;
3 ovos;
1 pacote de natas;
Queijo emmental ralado;
Temperos: sal, orégãos e piri-piri moido.

PREPARAÇÃO:
Dispor a massa quebrada numa forma de fundo amovível e picar o fundo com a ajuda de um garfo. Cortar o bacon em tiras, assim como o fiambre e o paio fumado e distribuir pelo fundo da massa. Acrescentar os rebentos de soja. Numa tigela bater os ovos e juntar as natas. Temperar e mexer bem. Deitar por cima dos ingredientes anteriores, polvilhar com queijo emmental ralado e levar ao forno pré-aquecido a 180º, durante 20 minutos. 

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Aproveitar as sobras - Omelete de Delícias do Mar


Depois de um aniversário ou de uma jantarada/lanche com os amigos e família, costuma sobrar sempre imensa coisa que temos de comer em tempo recorde, ou então vai direitinho para o lixo.
Foi o que nos aconteceu. Sobraram imensos ingredientes desde rissóis, a bolinhos de coco, azeitonas, tostas, patés... para esta receita utilizei as restantes delícias do mar que estavam descongeladas e haviam servido para fazer o paté, assim como as azeitonas pretas.

INGREDIENTES para duas pessoas:
4 ovos;
Delícias do Mar a gosto;
Queijo emmental ralado a gosto;
Azeitonas pretas descaroçadas;
Temperos: sal, oregãos e piri-piri ralado em moinho.

PREPARAÇÃO:
Bater os ovos e, no fim, temperar com sal, orégãos e piri-piri. Numa frigideira anti-aderente, untar o fundo com manteiga com a ajuda de um guardanapo de papel. Colocar em forno médio e quando a manteiga começar a borbulhar, deitar os ovos previamente batidos e temperados. Deixar cozinhar um pouco. Quando restar pouco ovo para cozer, deitar no centro as delícias do mar cortadas em cubo, o queijo emmental ralado e as azeitonas descaroçadas, cortadas em fatias finas. Dobrar a omelete com a ajuda de uma espátula e virá-la para baixo para cozinhar um pouco mais.
Servir polvilhada com orégãos.