quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Marmelada


Eu sempre disse que nunca na vida faria marmelada, isto porque pensava eu ser muito difícil, uma vez que a minha mãe passava tardes inteiras de domingo a confeccioná-la. Na verdade, nunca havia percebido muito bem como se procedia neste receita. Até chegarem cá a casa os primeiros 2 Kg de marmelos!!!
Telefonei à minha mãe para lhe pedir ajuda... claro que do outro lado só ouvia risos e comentários do género "nunca digas nunca, minha filha".
Fiquei a saber que há duas formas diferentes de se fazer, utilizando eu a mais fácil e rápida.

PREPARAÇÃO:
Comecei por descascar os marmelos e removi o seu caroço. Reservei estes restos para fazer geleia. Pesei o fruto e deitei-o para uma panela. Coloquei o mesmo peso da fruta em açúcar e levei ao fogão a média temperatura. Ficou a cozer cerca de 30 minutos (os próximos vou fazê-los na panela de pressão, porque além de ser mais rápido, poupa-se mais energia). Retirar a panela do fogão e ralar tudo com a varinha mágica.
Deitar em tigelas. Recortar círculos de papel vegetal com o mesmo tamanho da boca da tigela, mergulhar o papel em aguardente e tapar a marmelada. Deixar uns dias ao sol para corar. 

Ficou bem consistente e óptima. Nos dias seguintes à cozedura fiquei com o cheirinho a marmelada cá em casa. Foi bom relembrar-me dos dias de escola, em que chegava a casa depois das 16h e tinha um pão com marmelada para lanchar... ai nostalgia...

Quanto à geleia... bem aí saí-me um desastre!!! Cozi as peles e os caroços; pesei a água e adicionei o mesmo peso em açúcar, mas acho que deixei demasiado tempo no lume porque quando arrefeceu parecia... um rebuçado da Régua gigante!! Direitinho para o lixo.

5 comentários:

  1. Não sei com que açucar é que fizeste, mas costumo fazer com açucar amarelo e fica melhor do que com o outro normal.
    Bjs, até mais ler

    ResponderEliminar
  2. oh pá... partias o rebuçado gigante em pedaços e ias para a Régua fazer negócio.. eh eh eh
    a marmelada ficou linda.

    ResponderEliminar
  3. looool Mas ao menos marmelada já fazes =) *

    ResponderEliminar
  4. Olá, Clara!
    A marmelada ficou muito bonita!
    Se quiseres dou-te uma receita infalível para fazer geleia. É a que aprendi com a minha avó.
    Beijinhos,
    Cristina.

    ResponderEliminar
  5. hehe que aventura e que foi bem superada
    eu adoro mas infelizmente nunca me deu para fazer.
    beijinhos

    ResponderEliminar