quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Mais algumas dicas culinárias...

Encontrei aqui alguns truques culinários, dos quais destaco:

Tacho sem Comida Agarrada
Existe um truque muito eficaz para eliminar os restos de comida que ficam agarrados ao fundo do tacho. Encha-o com água quente e junte um punhado de sal. Deixa actuar durante alguns minutos e lave-o com um esfregão de aço inoxidável.

Tarte de Maçã Deliciosa
Da próxima vez que confeccionar uma tarte de maçã experimente colocar a fruta, já descascada e cortada, de molho em vinho branco 30 minutos antes de colocá-la sobre a massa. Vai ver que fica mais saborosa.

Natas Perfeitas
Coloque a tigela onde vai bater as natas no frigorífico 30 minutos antes de utilizá-la. As natas devem estar bem frias para que possam ganhar consistência mas, se pretender que adquiram um maior volume, acrescente algumas gotas de sumo de limão.

Desenformar Gelatina
Mergulhe a forma que contém a gelatina, durante alguns segundos, em água muito quente. Se mesmo assim tiver dificuldade em desenformá-la, coloque o recipiente sobre um prato de servir e tape-o durante alguns minutos com um pano quente.

Moldar Almôndegas
Há um truque fácil e eficaz para evitar que a carne se agarre aos dedos, que consiste em molhar as mãos em água antes de começar a moldar as almôndegas. Para conservá-las redondas, coloque-as no frigorífico 10 minutos antes de fritá-las.

Conservar Bolachas
Quando abrir um pacote de bolachas e não o consumir por inteiro, não deixe que as restantes amoleçam. Assim, envolva-as em papel de alumínio e guarde-as no frigorífico, na gaveta dos vegetais. Deste modo continuarão deliciosas e crocantes.

Recuperar Batatas Fritas
Se, por vezes, ao fritar batatas estas ficarem moles, não as deite fora. Forre um recipiente tipo pirex com uma folha de papel absorvente, espalhe 50g de batatas fritas e leve ao microondas por cerca de 20 a 50 seg na potência máxima. Retire e deixe repousar 5 minutos antes de servir.

Manter a Farinha Fresca
Este alimento deve ser conservado consoante o seu tipo. A farinha de trigo deve ser guardada num local frio e seco durante 6 meses mas, se se tratar de farinha com fermento, conserve-a apenas durante 3 meses nas mesmas condições.

Congelar Melão
Se este é um dos seus frutos preferidos e gosta de saboreá-lo em outras alturas do ano, saiba que pode congelá-lo. Descasque-o, regue a polpa com sumo de limão e embrulhe em película aderente ou papel de alumínio. De seguida, coloque no congelador.

2 comentários:

  1. Desconhecia essa do melão!!

    È uma excelente dica :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. eheh... a do melão ainda não experimentei, mas a do tacho deu-me um jeitaço para anteontem. A comida agarrou-se ao fundo e de uma maneira que nem o esfregão de palha de aço tirava. Deitei o sal, esperei uma horinha e...voilá!!! FUNCIONA!

    Beijinhos

    ResponderEliminar