sexta-feira, 2 de março de 2012

Curd de Limão


Xiiii, há tanto tempo que não publico aqui nada! Credo, como o tempo passa e parece que fiz uma pausa pequenina! 
Tenho andado sem tempo para nada, com muita responsabilidade às costas e, depois de um dia de trabalho em frente a um computador, pouca vontade tenho de cá vir publicar receitas. Também vos digo que com o pouco tempo que tenho, a vontade de cozinhar vai-se e, quem tem assumido o avental de cozinheiro é o meu marido.

Entretanto, e para não me alongar tanto no texto, eis a verdadeira razão que me traz por cá. Ultimamente têm vindo cá para casa, sacas e sacas de limões. Como não tenho mãos a medir para tanto limão, uma parte ofereci a quem me pedia, outra parte converti em sumo e congelei em sacos para gelo, outra parte serviu para fazer chá para as constipações que nos visitaram cá em casa e outra parte serve para sumo e temperos.

Mesmo assim, ainda tinha muito limão para despachar, por isso, coloquei as mãos à obra e fui pesquisar no meu universo blogosférico o que fazer com este citrino. No Blog "A economia cá de casa" encontrei esta simples receita de curd de limão.
Experimentei e gostei imenso da experiência. Este creme serve para rechear bolos ou cobrir cremes, mas cá em casa comeu-se às colheradas como qualquer guloso!
Vamos então à receita:

INGREDIENTES:
6 limões
6 ovos
120gr de manteiga sem sal
450gr de açúcar

PREPARAÇÃO:
Lave bem os limões. Num tachinho coloque o açúcar, a manteiga, o sumo e a raspa dos limões, e leve ao lume até dissolver tudo muito bem.
Entretanto bata os ovos, muito bem batidos com uma vara de arames.
Retire a mistura de limão, açúcar e manteiga do lume e adicione os ovos batidos sem parar de mexer. Leve novamente ao lume (brando), sem deixar de mexer e até a mistura ferver e engrossar.
Retire do lume e distribua pelos frasquinhos. Volte-os de cabeça para baixa durante 30 minutos para criarem vácuo e guarde no frigorífico ou num local fresco até usar.

Sem dúvida, uma experiência a repetir!

2 comentários:

  1. Gostei do teu regresso, muito doce e apetitoso!

    ResponderEliminar
  2. UM REGRESSO DELICIOSO ,POIS ADORO CURD DE LIMÃO , TANTO PARA RECHEAR BOLOS COMO PARA COMER Á COLHERDA.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJ

    ResponderEliminar