sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Pudim de Leite Condensado


Cá estou eu de volta às lides da cozinha com uma sobremesa rápida, fácil e económica.

Desta vez a feliz contemplada foi a família do meu marido que ao convidar para jantar, levou com esta surpresa super deliciosa... foi do género "toma lá que mereces".

Como eu sou daquelas pessoas que leva sempre alguma coisa para partilhar, decidi levar uma sobremesa... mas, o quê??? Já os conheço há 11 anos e eles já sabem do que sou capaz na cozinha, além de que já conhecem o meu reportório das sobremesas. Estava eu pendurada na porta da despensa a olhar para o seu interior, decidi pegar numa lata de leite condensado como a base da minha nova experiência. Constatei que a lata tinha uma receita de pudim; ora como as minhas passagens pelos pudins são um tanto desastrosas, decidi tentar a mina sorte, uma vez mais! Et voilá, esta preciosa delícia que dá vontade de comer com os olhos... e com a boca também!

INGREDIENTES:
1 lata de leite condensado;
1 medida de leite;
4 ovos;
Caramelo de compra.

PREPARAÇÃO:
Bate-se bem os ovos, junta-se o leite condensado e a medida (a mesma lata de leite condensado) com o leite. Mistura-se tudo muito bem de forma a criar um creme homogeneo.

Carameliza-se uma forma de pudim com tampa e despeja-se para lá o preparado anterior. Antes de se colocar a tampa, tapar a forma com uma folha de papel de alumínio para que não entre água da cozedura no pudim. Colocar a forma numa panela de pressão com água que tape 2/3 da forma e deixar cozer em banho maria por 20 minutos (eu deixei 30 minutos...).

Desenformar o pudim quando estiver frio num prato fundo, com cuidado para não derramar o caramelo.

DICA: há latas de marcas brancas de leite condensado que são sensivelmente maiores que as habituais. Nesse caso, se se decidir colocar toda a lata, deve-se acrescentar mais 2 ovos à receita original.

Quando deitei o conteúdo na forma, sobrou um pouco de creme... como não sabia o que lhe fazer, deitei-o em duas tigelas e levei a cozer ao micro-ondas. Ficou um pouco duro, mas... comeu-se tudo!!!

6 comentários:

  1. Já cá faltavam as receitinhas!!

    Para quem é um desastre com pudins saiu-te muito bem :p

    ResponderEliminar
  2. eu simplesmente ADORO leite condensado...vou fazer... amanha mesmo, ou se calhar vou já :)

    Um beijinho
    Eduarda
    made in ♥ love

    ResponderEliminar
  3. Olá a todas!

    Eu sou mesmo um desastre autêntico com os pudins. Este foi o primeiro a sair direitinho e em condições! Parabéns a mim!

    Eduarda... já experimentaste? Como ficou?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. hum adoro este pudim:-)
    faço imensas vezes.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olha foi este pudim que eu fiz, mas cozi-o em banho maria no forno durante 1hr.
    É muiiiito bom

    ResponderEliminar