terça-feira, 2 de outubro de 2012

Bolo de Aniversário



Quando o meu cunhado fez anos, eu não sabia o que havia de oferecer. Normalmente, tenho bastante dificuldade em dar prendas a Homens e, se desse alguma coisa, seria gastar dinheiro para nada, num objecto supérfluo. Falei com a minha irmã para saber a possibilidade em ser eu a oferecer o Bolo de Aniversário, assim ela não gastava dinheiro com isso e a minha prenda seria muito útil.
Aqui vai a receita que utilizei:

INGREDIENTES:

Para o bolo (2x esta receita, para duas partes)
160g de açúcar
120g de farinha
70g de manteiga derretida
3 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó

Para o recheio:
6 gemas;
6 colheres de sopa de açúcar;
6 colheres de sopa de água.

Para a cobertura:
2 pacotes de natas;
Morangos q.b.;
Framboesas q.b.

PREPARAÇÃO:

Para as duas partes do bolo:
Forrar o tabuleiro rectangular com papel de vegetal e barrar o papel com margarina. Ligar o forno a 180ºC. Bater os ovos, o açúcar, a manteiga derretida, a farinha e o fermento. Bater com uma vara de arames até ficar homogéneo. Deitar no tabuleiro e levar 10 min. ao forno (respeitar este tempo senão fica duro).
Reservar os dois bolos e deixar arrefecer bem.

Para o recheio:
Num alguidar, juntar as gemas com o açúcar e com a água e mexer bem com uma vara de arames. Deitar num tachinho e levar a lume brando até engrossar.
Deixar arrefecer bem.

Quando todos os elementos estiverem frios, colocar numa base o primeiro bolo, barrar por cima com o creme de ovos (recheio) e montar a outra parte do bolo.
Quando estiver montado, aparar as extremidades para que fique direito (eu não o fiz).

Bater as natas em castelo (deixá-las 15 minutos no congelador para montarem mais rapidamente) com 4 colheres de açúcar. Barrar o bolo já frio, e decorar com framboesas e morangos.


3 comentários: