quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Compota/Doce de Ameixa


Este ano houve muita ameixa cá por casa. Como estavam estupidamente maduras para se comerem numa tarde (eu tinha cerca de meio saco de plástico delas...), uma parte delas foram comidas à guloso. Os dias seguintes foram passados perto da casa de banho, não fosse o diabo tecê-las...
Às que sobraram, descaroçei-as, tirei a pele e pesei. Tinham um quilo certinho. Mandam as regras das compotas que se deve adicionar o mesmo peso em açúcar, ou seja, 1Kg.
Numa panela funda coloquei a fruta já preparada (1Kg), o açúcar (1Kg), sumo de meio limão (para evitar o tão temido bolor), e um pau de canela, para tirar o excessivo sabor a doce. Deixar cozer tudo durante meia-hora em lume médio. Retira-se do lume quando fizer ponto estrada. Para quem gosta, como o meu caso, passar pela varinha mágica. 
Esterilizar os frascos onde se vai guardar o doce na máquina da louça (eu usei a velha técnica da panela com água a ferver, como não tenho cão, caço com gato...), enchê-los com o doce de ameixa e saborear o paladar.

1 comentário: